Por que evitar estalar os dedos?

Pode ser até irritante para alguns, mas, se torna um hábito cultural exercitado sempre que ocorre uma tensão ou ansiedade nos adeptos da prática

Por Zenildes Mota 

 

Os estalinhos nas articulações dos dedos quando são pressionados ou puxados, provoca uma sensação de bem-estar para os praticantes deste hábito. A pressão exercida nas articulações pode provocar no futuro o desgaste dos tendões e cartilagens que protegem esses ossos e o alongamento dos tecidos.

Além disso, forçar a extensão dos dedos pode aumentar o líquido sinovial (fluído que lubrifica ossos e articulações), que com o passar do tempo pode causar inchaço nas juntas. Essa pressão repetitiva, também pode acrescentar bolhas de gases nas junções. Essas bolhas são responsáveis por esses estalinhos que causam a sensação de alívio momentâneo.

Os dedos quando são estalados, faz a pessoa sentir certo conforto e relaxamento nas regiões musculares e em torno das articulações. Isso porque, os tendões quando são pressionados movimentam um conjunto de terminações nervosas que suaviza as tensões ou estresses no local. Essa sensação de prazer estimula a pessoa recorrer sempre a esta prática.

As pesquisas feitas não apontam uma ligação dessa prática relacionada com a artrite, mas demostra que provoca lesões e alongamento em alguns tecidos, o que justifica a perda de força e flexibilidade. Portanto, uma pessoa que já possui muita flexibilidade deve tomar certos cuidados, isso porque, essas articulações podem estar com espaços que podem causar desalinhamentos desses membros.