Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte visitam UBS na região Sul

Visita teve como foco conhecer as experiências exitosas na implantação do Prontuário Eletrônico e Siab Fácil

 Por Tatiana Ferreira

   Agentes da UBS Vila Calu explicam funcionamento do Siab Fácil.

 

Dois representantes da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG) vieram conhecer, na segunda-feira (23/09), experiências exitosas promovidas pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul.

A comitiva, composta por Neuslene Rievrs Queiroz, gerente da Gerência de Tecnologia da Informação em Saúde - órgão ligado diretamente ao Secretário Municipal da Saúde - e Vinicius Gomes Costa, assessor da Diretoria de Sistemas e Informação da Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte), visitaram duas unidades básicas de saúde na região de M’Boi Miriam. Objetivo: conhecer o processo de implantação do prontuário eletrônico nas UBS Integrais.

Na parte da manhã, a dupla visitou a UBS Integral Vera Cruz. Após visita ao interior da unidade, os representantes assistiram a uma apresentação sobre o funcionamento do Prontuário Eletrônico. Foram apresentados quesitos técnicos, como preenchimento de ficha cadastral e alimentação de dados pelos funcionários administrativos e profissionais da saúde. Em um bate-papo informal, os visitantes puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do sistema.

Já na parte da tarde, o grupo seguiu para a UBS Vila Calu. Foi conhecer o funcionamento do Siab Fácil, que está em implantação na unidade desde novembro de 2012. Quatro agentes comunitárias de saúde (ACS) da unidade explicaram como funciona o dispositivo móvel e enumeraram as qualidades do sistema. Entre outras funcionalidades o sistema permite a troca de mensagens entre as ACS e demais funcionários da equipe, por exemplo, informando que um paciente faltou em consulta. Além disso, os dados coletadas pelas agentes são sincronizados com o banco de dados da unidade, permitindo atualizar e monitorar constante as famílias monitoradas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família.

Há cerca de 10 anos, Belo Horizonte possui um sistema próprio de Prontuário Eletrônico, entretanto, ainda está em fase de projeto a implantação de um sistema mobile que permita sincronizar os dados.

“Começamos a discutir a implantação de um sistema mobile para uso das agentes de saúde de Belo Horizonte. Tomei conhecimento de uma matéria veiculada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, sobre a inauguração da UBS Integral no Jardim Vera Cruz e quis conhecer a proposta. Acredito que conhecer o que já existe é importante já que facilita esse processo. Não precisamos inventar a roda”, explicou Vinicius Gomes Costa, assessor da Diretoria de Sistemas e Informação da Prodabel.

Hoje (24/09), a dupla visita a Secretaria Municipal de Saúde para conhecer o funcionamento e recursos do Sistema Siga, responsável pela regulação de vagas médicas e exames.
 


 Comitiva de Belo Horizonte em visita à UBS Vera Cruz conhece o sistema de senha eletrônica.