Caspa ou seborreia

Formação de crosta e coceira intensa que provocar a escamação e irritação da pele e em alguns casos pode causar lesões ou erupções

Por Zenildes Mota

 

A dermatite seborreica é caracterizada pela descamação ou irritação do couro cabeludo e em outras partes do corpo. A inflamação crônica da pele pode ser genética ou por excesso do uso de produtos. Ainda não foi encontrada uma causa definida para a dermatite, mas é constatado que a oleosidade excessiva colabora com o fungo (pityrosporum ovale) sob a ação dos hormônios androgênios na produção das glândulas sebáceas causadora da irritação.

As caspas, como são popularmente conhecidas, podem ser seca, que causa a descamação ou oleosas - as chamadas seborreias. As placas que soltam da pele, a coceira, vermelhidão no couro cabeludo e em partes do corpo como, sobrancelhas, cílios, orelhas, face, axilas, virilhas, parte peitoral e outros, não são contagiosas, mas provocam constrangimento ao portador.

Embora as caspas estejam culturalmente associadas à falta de higiene, existem vários fatores que contribuem para sua produção. Entre eles estão o estado emocional, a alteração hormonal, oleosidade da pele, produtos químicos em excesso, temperatura climática, banho muito quente no inverno e alimentos gordurosos.

Ainda não existe a cura para a dermatite, que aparece e desaparece no indivíduo de acordo com o tempo. Mas os sintomas podem ser amenizados com fármacos como; pomadas, sabonetes, loções capilares e xampus que devem ser receitados por um médico dermatologista. Alguns cuidados como consumir produtos por conta própria devem ser tomados para não haver o agravamento do caso.

Alguns cuidados de higiene também podem ajudar a amenizar os incômodos causados pela irritação e escamação da pele:

• Evitar alimentos gordurosos
• Não tomar banho muito quente durante o inverno
• Secar bem o corpo ou cabelo para evitar a proliferação de fungos
• Usar roupas que permitam a respiração cutânea
• Procurar um dermatologista para indicar o tipo certo de produto a ser usado.
• Evitar a utilização dos produtos oferecidos no mercado, sem conhecer sua composição.