Fórum de Saúde Mental da Coordenadoria Sul debate soluções para a área

Público que compareceu ao evento também pode conhecer os novos projetos que acontecerão na Região Sul

 Por Bruna Zanlorenzi e Mayara Carlis

 

Coordenadora da Sul, Tania Zogni participou da mesa de abertura do evento.

 

Na última sexta-feira (20/9), a Coordenadoria Regional de Saúde Sul promoveu o Fórum de Saúde Mental com o tema “Cartografia de uma rede: construindo a Rede de Atenção Psicossocial da Região Sul”, na Universidade de Santo Amaro - UNISA. O encontro, que reuniu cerca de 100 pessoas, teve como objetivo articular a rede intersetorial da região Sul no que se refere às discussões da saúde mental.

Em sua apresentação, Myres Maria Cavalcanti, Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre a “Atenção à Saúde Mental no Município de São Paulo”. Ela também frisou a importância de promover este tipo de atividade: “O fórum permite uma grande troca de ideias entre convidados e plateia”.

Maria Irene Gerassi, Coordenadora da Assistência Técnica de Saúde Mental da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, expôs aos presentes sobre “A Rede de Atenção Psicossocial da CRS Sul”.

Eliana Gouveia, que atua na Assessoria de Saúde Mental da Coordenadoria Sul, reforça a importância desse encontro. “Foi importante retomar as discussões entre as cinco supervisões da região Sul e a Secretaria Municipal da Saúde já que cria a possibilidade de troca de ideias e a solução de alguns problemas”.

Além de discutir soluções aos problemas apresentados, o público teve acesso a informações sobre investimentos previstos para a área.

O evento contou ainda com as apresentações de Fábio Belloni, diretor da ABRASME (Associação Brasileira de Saúde Mental) e Coordenador da Comissão de Saúde Mental do CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e do grupo de capoeira do Clube Escola Santo Amaro - mais conhecido como “Joerg Bruder”.
 


Maria Irene Gerassi, Fábio Belloni e Myres Maria Cavalcanti qualificaram o debate com suas experiências.


Fórum debate melhorias para a área

No dia 12 de setembro a região sul promoveu dois Fóruns Intersetoriais de Saúde Mental, sendo um em Santo Amaro/ Cidade Ademar e o outro em Capela do Socorro. O objetivo do encontro foi debater melhorias para a área e reuniu mais de 100 profissionais de setores diferentes da Prefeitura, como Assistência Social, Conselho Tutelar, Educação, Jurídico e Saúde.

Ocorrido no auditório do SENAC Largo 13, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental promovido pela Supervisão Técnica de Saúde da região de Santo Amaro/ Cidade Ademar tinha como principal objetivo consolidar os avanços e enfrentar os desafios na construção da Política da Saúde Mental, em especial, a articulação entre controle social e as redes locais garantindo o fortalecimento dos direitos de cidadania e desenvolvimento de autonomia das pessoas em situações de vulnerabilidade.

A palestrante Maria Irene Gerassi, Interlocutora de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Coordenadoria Sul, falou sobre redes de trabalho e saúde mental. Na sequência, foi a vez de Ruth Barreto Ramos, Interlocutora de Saúde Mental da Supervisão, falar com mais detalhes sobre a importância do fórum.

O evento que teve início às 8h e término às 12h foi destinado à participação de usuários, familiares, trabalhadores de organizações não-governamentais e de profissionais vinculados à saúde, cultura, educação, assistência social, justiça e direitos humanos. No total, mais de 100 pessoas participaram das atividades.

Capela do Socorro

Ocorrido na Escola Regional Sul, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental promovido pela Supervisão Técnica de Capela do Socorro tinha como principal objetivo debater sobre uma rede interdisciplinar, aplicada à saúde e à educação. O evento teve início às 13h e término às 17h e reuniu 42 pessoas.

No primeiro tempo, foi realizada palestra com Maria Irene Gerassi, Interlocutora de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Coordenadoria Regional Sul. No segundo momento, foi a vez de Tatiana Helena Silva, gerente do CAPS AD, que fez um balanço dos casos atendidos no período de janeiro a maio de 2013.

Elenice Castelli Conceição, interlocutora de AD e Saúde Mental, da Supervisão Técnica de Capela do Socorro comenta que este tipo de evento é muito importante para trocar experiências e debater estratégias para a melhoria constante dos serviços oferecidos.

 


 Grupo de capoeira anima o público ao expor projeto desenvolvido na região.