Curtinhas da Saúde

Ah, bocejar...

Por Raoní Telles

 

Você sabia que apesar de o dicionário dizer que o bocejo é causado por tédio, fadiga ou sonolência, ele serve para evitar o sono? Nós fazemos isso mesmo antes de nascer. E mais: essa prática é realizada até por peixes e cobras. Mas o bocejo de cada espécie tem razões diferentes. Vamos falar dos humanos.

Ao bocejar o cérebro se resfria, a circulação do sangue melhora e consequentemente a atenção também. Esse movimento muscular é uma ação involuntária que nos faz abrir bem a boca e respirar fundo. O bocejo pode causar uma reação em cadeia, fazendo outras pessoas bocejarem até cinco minutos depois. Mas só começa a se tornar contagioso nos humanos a partir dos quatro anos de idade.

O bocejo excessivo pode indicar um problema cardíaco, causado por uma reação vasovagal (ação de um nervo, chamado nervo vago, nos vasos sanguíneos).

Ainda não existe apenas uma única explicação da origem desse ato involuntário que é bem antigo. Mas a maioria das teorias acredita que se tratava de uma forma de ficar alerta e coordenar a hora de dormir dos nossos ancestrais.

 
Foto: sxc.hu