Sudorese, transpiração que pode prejudicar até namoro

Suar em excesso pode trazer transtornos psicológicos e isolamento no convívio social em determinadas situações causados pelo constrangimento

Por Zenildes Mota

A transpiração é uma reação do mecanismo do corpo para regular a temperatura. Ela pode ocorrer por esforços durante uma atividade física, pela perda de saís e minerais, calor excessivo ou por nervosismo. Quando o suor é exagerado, deixa a pessoa em situação constrangedora e de desconforto de acordo com o ambiente social.

O suor em excesso pode ser diagnosticado como hiperidrose. Causa constrangimento até mesmo nos gestos mais simples, como um aperto de mão. As glândulas sudoríparas superativas produzem suor em demasia em várias áreas do corpo, inclusive nas mãos. Os casos mais frequentes estão em pessoas acima do peso, diabéticos, hipertireoidismo ou por hereditariedade.

A hiperidrose pode aparecer na infância, na adolescência ou apenas na idade adulta. Como também está ligada a causas emocionais, os adolescentes é um público muito afetado. Isso porque é neste período que os jovens enfrentam as dificuldades de encontrar o primeiro emprego, ou situações amorosas. As pessoas que possuem essa característica de suor podem sofrer distúrbios emocionais que interferem no seu ambiente de trabalho e na vida social.

Em muitos casos, a sudorese pode ser amenizada com a ajuda de produtos adstringentes usados nas axilas, injeção de Botox para as mãos ou por medicamento via oral receitado por um especialista. No caso da hiperidrose, pode ser indicada a intervenção cirúrgica ao paciente após uma avaliação clínica conjunta dos especialistas da área de dermatologia, endocrinologia e especialista em cirurgia torácica.

Para aliviar o desconforto temporariamente, os portadores da hiperidrose podem seguir alguns cuidados diários, como:

• Evitar roupas de tecido sintético, dar preferencias as de algodão ou linho
• Variar o uso de sapatos e utilizar palmilhas absorventes
• Lavar áreas como rosto, mãos e axilas a cada quatro horas e usar loção adstringente sempre que possível
• Diminuir a temperatura do banho evitando calor
• Sempre procurar um médico especialista