Após dois meses de funcionamento, UBS Integral Jardim Miriam 2 agrada população

Atendimento humanizado e atividades de promoção à saúde são alguns dos pontos avaliados como positivo pelos pacientes

Por Mayara Carlis

 

 

Inaugurada no último dia 3 de agosto, a UBS Integral Jardim Miriam 2 alcança alto índice de aprovação dos moradores que procuram o serviço.

Localizada na Avenida Cupecê, a unidade oferece atendimento humanizado. Nos dois pisos, estão divididos os consultórios informatizados de odontologia e de clínicas médicas. Na UBS há acolhimento de atendimento agendado e demanda espontânea, sem necessidade de agendamento de horário. O sistema de prontuário eletrônico facilita o acompanhamento dos pacientes e a unidade conta ainda com o programa Acompanhante de Idosos (PAI).

Segundo Maria Neuma Pereira Silva Domingos, mais conhecida como Neuma, 48 anos e artesã, o atendimento é rápido e eficiente, a unidade é grande e ela não vê do que reclamar. "Eles aqui são atenciosos, querem saber de tudo o que está acontecendo com a gente. Tem lugar que você vai e nem olham na sua cara. Aqui é diferente, senti um atendimento melhor e o totem com pesquisa de satisfação é uma boa alternativa para expor nossas opiniões, sugerir melhorias", explica Neuma.

Já Maria Aparecida Polletti de Lima, 54 anos e pensionista conta que ela é frequentadora da UBS mesmo antes de sua inauguração. "Lutamos muito para conseguir colocar essa UBS aqui e antes de ser instalado já frequentava por causa do agita que os agentes de saúde faziam", explica Dona Maria, que emenda: "A qualidade de atendimento é muito boa, mas vamos ver se continua assim, afinal de contas, vassoura nova varre bem, vamos ver se vai durar".

Qualidade de vida

No conceito de UBS Integral está embutida a questão de promover saúde e não simplesmente tratar. Por isso, as unidades contam com Academia da Saúde além de atividades físicas orientadas por um profissional especializado.

As práticas corporais do projeto “Agita”, do educador físico Samuel Campana, viraram um sucesso. Elas consistem em alongamento inicial, seguida de uma atividade aeróbica e depois finalizada com outro alongamento.

"O Agita já tinha antes de abrir a UBS, quem dava as aulas eram as agentes comunitárias, Tatiana e o Francisco. Com a minha chegada, entrei com a questão da capacitação. Hoje temos em média 50 pessoas participando, a atividade é aberta, mas a maioria do público que frequenta é da terceira idade acima de 50 anos. A ideia é ir implantando cada vez mais a atividade visando um trabalho de socialização".

Números

Nesses quase dois meses de funcionamento a UBS Integral Jardim Miriam 2 realizou mais de 19 mil atendimentos.

No total foram realizados 2.302 atendimentos de demanda espontânea, 2.666 consultas agendadas, 3.594 procedimentos de enfermagem, 1.497 vacinas foram aplicadas, 85 cadastros no Programa Mãe Paulistana, 992 atendimentos odontológicos, 400 pessoas passaram pela triagem de Saúde Bucal. Além disso, 6.757 receitas foram atendidas pela farmácia e 738 pessoas participaram das atividades físicas realizadas na unidade.

Além disso, a unidade já fez o cadastro de mais de 14 mil pessoas no SIAB.

Segundo Daniela dos Santos, do setor administrativo, segunda-feira é o dia com maior procura, mas aqui a população sempre recebe acolhimento. Ela explica que, às vezes, os profissionais ultrapassam o horário de atendimento para garantir que todos sejam atendidos. “Dificilmente os profissionais saem daqui no horário das 19h, se existe a demanda temos que atender ao público", explicou.

O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, das 8h às 14h. A UBS conta com equipe multidisciplinar composta de generalistas, pediatras, clínicos, geriatra, ginecologistas, psiquiatra, psicólogos, dentistas, nutricionista, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem e agentes comunitários.