Aftas: pode ser falta de vitamina

Falta de vitamina no organismo e baixa defesa do sistema imunológico são fatores relacionados às feridas na mucosa da boca

Por Zenildes Mota

 

Conhecida como úlcera ou estomatite aftosa, as feridas abertas na cavidade bucal se devem ao rompimento do tecido epitelial (pele que reveste a mucosa oral). Na maioria das vezes são provocadas por mordidas acidentais. As bolinhas normalmente são esbranquiçadas, com bordas avermelhadas e causam dor e ardência, principalmente quando são ingeridos alimentos ácidos.

Ainda não se conhecem as causas que provocam as aftas, mas alguns fatores estão relacionados. “A literatura científica aponta as alterações hormonais, queda da imunidade, exposição ao sol, distúrbios gastrointestinais e outros como associados ao aparecimento de úlceras aftosas”, disse a Assessora Técnica da Área da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde Regina Auxiliadora de Amorim Marques.

As aftas, quando aparecem em grandes quantidades, podem acarretar dificuldades em deglutir os alimentos e ingerir líquidos. “Para aliviar os sintomas, recomenda-se não ingerir alimentos ácidos, excessivamente condimentados ou muito quentes e restringir a exposição ao sol”, complementa Regina Marques.
Na maioria das vezes as aftas permanecem por um período entre 10 e 15 dias. Elas podem aparecer e desaparecerem sozinhas. Mas, se ultrapassar esse tempo, deve-se procurar um médico para examinar o caso. Se houver suspeita da presença de outras doenças o paciente pode ser encaminhado para fazer uma biópsia do local lesionado.

O tratamento vai depender de uma avaliação clínica, de acordo com o caso do paciente. Pode ser indicado um enxague bucal por antissépticos ou medicamentos via oral. “A prescrição de medicamentos analgésicos, antipiréticos (contra febre) ou aplicação tópica é exclusivamente a critério do profissional”, ressalta Regina Marques.

Dicas para amenizar o desconforto causado pela afta.

• Manter a higiene bucal
• Reduzir a quantidade de creme dental fluoretado e soluções antissépticas para bochechos
• Não utilizar soluções caseiras diretamente nas feridas, pois pode irritá-los mais
• Lavar a boca sempre que comer uma fruta ácida. Isso diminui as chances de aparecimento das feridas
• Se as feridas permanecerem por um período superior de 15 dias a três semanas, deve-se procurar orientação médica