Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

É hora de conscientizar a sociedade sobre os obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência física e sua participação como causa ou solução do problema

Por Zenildes Mota

 

O dia 11 de outubro é comemorado o dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 45,6 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência. Esse número é superior, quando são somados os que possuem mais de uma deficiência. Esse dado representa 23,9% da população brasileira.

Essa data tem como objetivo conscientizar a sociedade e o poder público, sobre os obstáculos enfrentados por essas pessoas, que muitas vezes dependem da ajuda de terceiros para se locomover.

O indivíduo, acostumado a seguir os padrões de perfeição definidos pela sociedade, não consegue enxergar que a deficiência está nos obstáculos implantados, e nas dificuldades encontradas pela pessoa com alguma deficiência; agravadas pelo desrespeito às diferenças e o direito do outro, prejudicando assim seu convívio social e outros aspectos essenciais para a vida.

As pessoas com deficiência física esperam tratamento igualitário, mais condições que possibilitem seu desenvolvimento de trabalho, locomoção e participação dos acontecimentos da sociedade como todo.