Equipes que atuam no Programa Acompanhante do Idoso na região Sul passam por capacitação

Palestras realizadas entre os dias 7 e 9 de outubro reuniram cerca de 200 profissionais das UBS Integrais

Por Bruna Zanlorenzi e Mayara Carlis

 

 

Entre os dias 7 e 9 de outubro, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul realizou um curso introdutório com as equipes que atuam no Programa Acompanhante de Idoso (PAI) das UBS Integrais do Jardim Miriam 2 (Cidade Ademar) e Vera Cruz (M’Boi Mirim).

Na segunda-feira (7), foram feitas palestras sobre o PAI. O objetivo foi apresentar os principais preceitos de como o idoso tem um papel crucial na sociedade e como os agentes da saúde devem estar preparados para atendê-los.

Contando com um público diversificado composto por agentes comunitários, enfermeiras, acompanhantes de idosos, assistentes sociais e equipes das UBS integrais, o auditório da UNISA Santo Amaro - onde o evento foi realizado -, ficou lotado. Cerca de 200 pessoas compareceram.

Rosa Marcucci, da Área Técnica de Saúde do Adulto/Idoso da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, mostrou ações do Programa Acompanhante de Idoso, que tem como objetivo central tornar mais saudável o processo de envelhecer.

Sergio Márcio Pacheco Paschoal, da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal da Saúde, abordou os “Princípios filosóficos, o Histórico da implantação do município e expectativa do programa na UBS Integral”. Ele falou também sobre as características dos pacientes atendidos e os benefícios que o programa traz para eles. “O programa é uma estratégia valiosa para integrar o idoso. Já são 2.323 idosos participando”, afirmou.

Maria Schunk de Morais, coordenadora do PAI Cidade Ademar, abordou a “experiência de implantação do PAI na região Sul”. Entre outros assuntos, ela citou as dificuldades iniciais que os idosos têm para chegar ao programa, como a distância para o atendimento.

Antes de finalizar o evento do primeiro dia, foram apresentados três casos comprovando a evolução do quadro clínico dos pacientes depois de aderirem ao Programa: um do PAI Cidade Ademar, do PAI Castro Alves e outro do PAI Cidade Dutra.

Melhorias

Nos dois dias seguintes, a turma foi dividida em duas. A turma 1 participou das atividades no dia 8. A turma 2, na do dia 9.

Durante todas as palestras foram apresentados dados da Organização Mundial de Saúde. Neles foi mostrando que a população cada vez mais chega à terceira e quarta idade e que a saúde pública deve estar preparada para atender esta demanda.

Por isso, novas medidas serão implantadas de modo experimental nas UBS Integrais. Será produzida uma nova cartilha sobre procedimentos e avaliações voltada aos acompanhantes de idosos. Entre elas, as escalas médicas e diferenciações sobre idosos que conseguem se cuidar sozinhos (os considerados independentes, que conseguem ainda realizar atividades básicas da vida diária) e os dependentes (que necessitam de alguma ajuda ao realizar alguma atividade diária).