Teste do Pezinho

Entenda sua importância para o recém-nascido

Por Jéssica Venâncio 

 

Desde quando nascemos somos submetidos a uma série de exames. São testes fundamentais para o recém-nascido, uma maneira de verificar se a saúde está perfeita. Eles ajudam a verificar a presença de doenças graves congênitas (ou seja, que nasceram com o bebê).

Um dos testes mais importantes nessa fase é o exame do teste do Pezinho. Normalmente ele é realizado 48 horas após o nascimento, pois, quanto antes o problema for detectado, mais rápido será o tratamento e o alcance da cura.

É um exame simples. Basta um pequeno corte no calcanhar do bebê para a coleta de sangue. É feito para verificar se a criança tem doenças metabólicas congênitas, detectar anormalidades cerebrais e complicações neurológicas graves, ou em outros órgãos que afetam o seu desenvolvimento. Por isso, é um teste muito importante para verificar a saúde de seu filho.

E o melhor de tudo é que se trata de um teste gratuito. Pode ser realizado em qualquer maternidade ou nos postos públicos de saúde. Porém, existem testes do Pezinho mais avançados, feitos em clínicas particulares, que podem detectar até 40 tipos de doenças.