Fones de ouvidos: excessos fazem mal

Casos mais sérios podem no futuro tornar-se trauma irreversível

Por Jéssica Venâncio

 

Hoje em dia é normal ver muitas pessoas, da mais variada faixa etária, usando fones de ouvido. Pode ser no transporte público, na rua, ao praticar algum tipo de exercício físico ou até mesmo em casa. Mas, mal usados, eles podem ser prejudiciais à saúde.

Se utilizados na altura correta os fones de ouvido não são prejudiciais para a saúde. Mas, quando estão em um local público, muitas pessoas aumentam o volume para competir com o barulho já existente. Saiba que isso é prejudicial para a audição. Como diz o ditado popular: “Tudo o que é em excesso, faz mal”.

As consequências desse problema são várias. A mais comum é a que começa com um zumbido ou uma dorzinha chata. Os casos mais sérios podem no futuro tornar-se um trauma irreversível, como a perda auditiva. Agora que você já sabe, se começar a sentir algum desses sintomas, está na hora de rever a maneira como você utiliza o fone de ouvido. Fica a dica: Ao comprar fones de ouvido, escolha um de boa qualidade, com limite de decibéis adequados ao ouvido humano.