CAPS Infantil Capela do Socorro completa três anos

Cerca de 60 usuários do serviço participaram da festa

 Por Tatiana Ferreira

 

 


O CAPS Infantil (CAPSi) Capela do Socorro comemora três anos de funcionamento. Na última sexta feira, dia 25 de outubro, a data foi comemorada com uma festa a fantasia, com brincadeiras, jogos coletivos, karaokê e sarau, além dos profissionais da rede e familiares.

Nestes três anos muitas conquistas foram registradas. Por exemplo: a implantação da “Brinquedoteca Menino Maluquinho” - espaço do brincar destinado a usuários do CAPS, da UBS ao lado e moradores da comunidade – criada em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas e o Rotary Club Aeroporto.

Também podemos citar a realização do matriciamento no território junto com as Unidades de Saúde ou a implementação do “Matriciamento Geral”, espaço no CAPSi voltado a reunir a rede mensalmente para discussão de casos comuns entre todos e a construção de Projetos Terapêuticos Singulares Coletivos.

No que trata das ações de intersetorialidade, outro exemplo bem sucedido é realizada junto a Vara da Infância e Juventude de Santo Amaro com a participação nas Audiências Concentradas dos seis abrigos do território. Outro exemplo é a ação, junto à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, onde existe a parceria no atendimento das situações de violência contra a criança e as equipes de abordagem de rua dentre outras. Junto à Educação, destacamos a criação do “Laboratório de Inclusão”. Trata-se de um espaço semanal, destinado a profissionais da educação para criação de estratégias e instrumentos de intervenção, de forma compartilhada, a partir do estudo e reflexão conjuntas, para utilização junto aos alunos das redes de ensino.

Também no âmbito do território, podemos destacar o trabalho de abordagem de rua, projeto “CAPSi Piração de Rua”, voltado a crianças e adolescentes em situação de rua e uso de drogas.
Neste trabalho, destaca-se a oferta de uma escuta qualificada, o respeito ao protagonismo juvenil e aos direitos da criança e do adolescente, utilizando os preceitos da redução de danos no que se refere ao uso de drogas e da construção de espaços saudáveis de encontro e escuta.

Paulo Cezar da Silva, gerente de Unidade, explicou de onde surgiu a ideia de realizar uma festa e qual seu objetivo. “Com esta festa renovamos neste aniversário nosso compromisso com a reforma psiquiátrica brasileira, com a luta antimanicomial, com o SUS e com o “Criançar” de usuários, trabalhadores, familiares e da comunidade”, explicou Paulo Cezar.

O que são os CAPS?

Os CAPS são regulamentados pelas Portarias Ministeriais GM 336 de 2002. Eles compõe a rede de atenção em saúde mental substitutiva ao modelo asilar e manicomial. É um serviço territorial e público que oferece cuidados em saúde mental para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

Realiza acompanhamento psicossocial interdisciplinar e a reinserção social pelo acesso ao trabalho, escola, lazer, cultura, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, caracterizado por um cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

Além disso, o CAPS compõe uma rede de cuidados e inclusão social, articulando outros equipamentos da saúde, de outras secretarias e recursos comunitários existentes no território.

O CAPSi Capela do Socorro é referência para o atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves. Atende casos de autismo, dependência química, psicoses, entre outros. Trabalha com equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais, oferecendo atendimentos individuais, em grupo, oficinas. Realiza atendimento às famílias, realizando ações intersetoriais (escolas, cultura, lazer, esportes, conselho tutelar e abrigos da região) e apoio matricial junto às UBSs e NASF com intuito de formação da rede de atenção e cuidados em saúde mental às crianças e jovens com transtornos mentais.

Serviço:

CAPS Infantil Capela do Socorro
Endereço: Rua Caruanense, 186 - Grajaú
Horário de Atendimento: das 7h às 19h.