Secretaria da Saúde recepciona 81 médicos

Secretário José de Filippi Jr. recebeu grupo de 81 profissionais do Programa Mais Médicos

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recepcionou hoje (01/11) os 81 médicos intercambistas selecionados na segunda etapa do projeto Mais Médicos, do Governo Federal, para trabalhar na Capital. “Saudamos os médicos que estão chegando para nos ajudar a resolver o problema do atendimento à atenção básica de saúde no Brasil”, afirmou o secretário municipal de saúde José de Filippi Jr. Os profissionais se apresentarão às suas unidades de saúde na segunda-feira (04/11).

A recepção ocorreu pela manhã, no Dan Inn Hotel Planalto, na Avenida Cásper Libero, no Centro. A atenção básica de saúde possui uma demanda de cerca de mil médicos. "Temos dificuldade em conseguir médicos para a periferia de São Paulo. E o Programa Mais Médicos é uma maneira de melhorar a assistência à saúde em nosso país”, afirmou Filippi Jr.

Os A partir da próxima segunda-feira, os 81 profissionais do Mais Médicos se apresentarão nas 63 Unidades Básicas de Saúde da Capital. Eles só poderão atuar em UBSs com Estratégia Saúde da Família com jornada de 40 horas semanais e receberão bolsa do Ministério da Saúde, além de auxílio-moradia, alimentação e transporte pela Secretaria Municipal.

No dia 4 os profissionais conhecerão as unidades, as rotinas de trabalho e o perfil da comunidade que será por eles atendida. Os médicos estarão autorizados a clinicar no decorrer do mês, quando receberem a “Declaração de Registro Único de Médico Intercambista no Projeto Mais Médicos para o Brasil”, emitida pelo Ministério da Saúde.

Nesta segunda fase, serão contempladas 16 unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, 16 unidades Coordenadoria Regional de Saúde Norte, 35 unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Sul e 14 unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, dentro do critério do programa que é estar situada nos setores 4 e 5 do IBGE, com maior vulnerabilidade social. Outros dois médicos brasileiros também entraram nesta etapa do programa e já estão em atendimento.
Primeira fase

Na primeira fase do programa na Capital se apresentaram 16 médicos, sendo três brasileiros e 13 intercambistas, e todos trabalhando, já que houve a publicação pelo Ministério da Saúde, na semana passada, do registro para atendimento.

A SMS trabalha em três frentes para reduzir o déficit de médicos, uma questão que impacta a saúde pública em todo o país. Para isso, além de ter formalizado sua adesão ao programa federal “Mais Médicos”, também publicou, na semana passada, autorização para abertura de concurso público para médicos na Rede de Atenção Básica e para a Autarquia Hospitalar Municipal, que administra 10 hospitais. Esta seleção terá validade de um ano.

Outra iniciativa é a publicação, desde o dia 24/07, no site da Prefeitura (http://www.prefeitura.sp.gov.br), das vagas disponíveis para médicos nas Organizações Sociais de Saúde (OSSs) que atuam no município. Na tela inicial do site há um banner que redireciona os interessados nas vagas em OSSs para uma área com o nome da contratante, perfil da vaga, jornada de trabalho e endereço da unidade. Desta forma a Secretaria busca garantir maior transparência no processo seletivo e agilizar a contratação destes profissionais.