CRS Sudeste promove encontro ‘A Produção do Cuidado na Perspectiva do Bem Comum’

Atividade aprofundará diálogo sobre cuidados com usuários

Por Rosângela Rosendo

 

A reafirmação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a produção do cuidado na Rede de Atenção à Saúde, com destaque para a produção do conhecimento, a reflexão das políticas públicas e do compromisso em defesa do direito de saúde. Esses serão os destaques do Encontro “A Produção do Cuidado na Perspectiva do Bem Comum”, promovido pela Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste. O evento ocorre amanhã, quarta-feira (06/11) a partir das 8h30, no Grande Auditório do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.

Direcionado a gestores, técnicos, supervisores técnicos de saúde, gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e laboratório da CRS Sudeste, a atividade pretende aprofundar o diálogo sobre as linhas de cuidado para os usuários das unidades de saúde na área de abrangência da CRS Sudeste.

A proposta partirá do intercâmbio de experiências dos profissionais da rede, da identificação de problemas e da otimização de soluções. “A proposta é fazer com que os pontos da Rede de Atenção à Saúde funcionem de forma articulada, gerando mais qualidade no atendimento ao usuário”, orienta a médica sanitária e coordenadora da CRS Sudeste, Karina Barros Calife Batista.

Segundo Karina Calife, o encontro será um marco disparador dessas discussões dentro das unidades, dpara fazer com que se repense a organização dos serviços, dos projetos de rede, inclusive com articulação com a Saúde do Estado e secretários municipais de saúde.

“Visamos potencializar a grande rede de serviço de saúde existente e que queremos para o município, na nossa região, com a melhor qualidade de atenção às pessoas”, ressalta a coordenadora, que comandará a mesa “O Cuidado na Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste e o Compromisso em Defesa do Direito à Saúde”.

Durante a atividade haverá também a apresentação de “Desafios para Atenção Básica no Município de São Paulo”, da coordenadora da Atenção Básica da SMS, Rejane Calixto Gonçalves. Ela destacará, entre outros aspectos, o trabalho das AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) e da UBS Integral.

Na seqüência, o professor do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo, Luiz Carlos de Oliveira Cecílio, colocará em pauta “As Múltiplas Dimensões da Gestão do Cuidado: Desafios para Atenção em Saúde”, em que destacará o conceito de Atenção Básica que interage com a prática, com identificação das dificuldades baseadas nas características do território e com olhar para o usuário.

“É fundamental conhecer os entraves físicos, de equipamentos, de suprimentos, de comunicação, de organização, de acolhimentos e outros aspectos que impedem que a Rede de Atenção Básica seja resolutiva e qualificada”, acrescenta Karina Batista.

No período da tarde haverá a mesa “O Cuidado em Saúde na Perspectiva do Bem Comum: Caminhos Possíveis”, que discutirá o significado do SUS, o espaço que tem no governo e como é possível usufruir do sistema para transformar e melhorar a sociedade a partir da perspectiva de saúde.

Participam da mesa Marília Louvison, professora doutora do Departamento de Prática em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP); Paulo Capucci, professor doutor do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis da FSP/USP, da Associação Paulista de Saúde Pública e Núcleo Técnico da SMS e Douglas A. Schneider, médico coordenador da Área Técnica da Saúde Bucal, da Coordenadoria da Atenção Básica da SMS.

Para completar a programação será lançado o projeto “Entra na Roda – Criação dos Espaços de Conversa”, com apresentação de Diita Fontoura, professora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, e da Karina Calife, coordenadora da CRS Sudeste.

“Todas as discussões do encontro não podem ser feitas somente em nível central. Para alcançar resultados é necessário que este projeto de educação permanente, que já acontece na Coordenadoria, extrapole para os gestores das Supervisões Técnicas de Saúde e, destas, para cada UBS”, sinaliza Karina Calife.

A médica sanitarista defende que o ideal é que a Roda de Conversa aconteça uma vez por mês, em cada unidade, com seus respectivos profissionais para reavaliação da prática, de projetos, dificuldades, conflitos, organização dos serviços e que essa iniciativa se reverta em cuidado qualificado ao usuário.

Panorama da CRS Sudeste

A CRS Sudeste foi implantada na Secretária Municipal de Saúde em janeiro de 2005. Por manter limites com todas as outras 4 Coordenadorias Regionais de Saúde do município (Sul, Centro-Oeste, Norte e Leste), bem como das cidades do Grande ABC e Guarulhos, a CRS Sudeste está em localização estratégica, que contribui para o planejamento de ações integradas de monitoramento, assistência e vigilância de forma a garantir a efetividade dos resultados.

Em um território de 210 km², a CRS Sudeste está dividida em 5 Supervisões Técnicas de Saúde (Penha; Ipiranga; Jabaquara/ Vila Mariana; Aricanduva/ Mooca; Vila Prudente/ Sapopemba), com uma Supervisão de Vigilância à Saúde (SUVIS) cada, que atua em conjunto com as Unidades de Saúde nas áreas Ambiental, Sanitária e Epidemiológica. A coordenadoria ainda abrange 7 subprefeituras em seu território.

Para garantir cobertura de atendimento a 2.661 milhões pessoas, a CRS conta com 206 equipamentos/serviços de saúde no total:

• 93 Unidades Básicas de Saúde - 48 dispõem do programa Estratégia de Saúde da Família.
• 31 AMAs; 03 AMAs Especialidades; 08 Ambulatórios de Especialidades;
• 08 Centros de Especialidades Odontológicas;
• 01 Clínica Odontológica Básica;
• 31 Unidades de Saúde Mental;
• 06 Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) Adulto; 06 CAPS Criança/ Adolescente; 07 CAPS Álcool e Drogas;
• 05 Centros de Convivência Cooperativa (CECCO);
• 06 Residências Terapêuticas; 01 Residência Terapêutica Especial;
• 05 Serviços de Assistência Especializada / Centro de Referência de Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS;
• 02 Unidades de Referência em Saúde do Idoso (URSI)
• 07 Núcleos Integrados de Reabilitação (NIR)
• 04 Núcleos Integrados em Saúde Auditiva (NISA)


Serviço

Encontro A Produção do Cuidado na Perspectiva do Bem Comum

Data: Quarta-feira, 06 de novembro de 2013

Local: Grande Auditório do Centro Universitário São Camilo - Avenida Nazaré, 1501, Ipiranga

Programação

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura Oficial
• Mesa ‘O Cuidado na Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste e o Compromisso em Defesa do Direito à Saúde’ – Dra. Karina Barros Calife Batista (Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste – SMS)
• Mesa ‘Desafios para Atenção Básica no Município de São Paulo’ – Rejane Calixto Gonçalves (Coordenadoria da Atenção Básica – SMS)

9h40 – Mesa ‘As Múltiplas Dimensões da Gestão do Cuidado: Desafios para a Atenção em Saúde’ – Luiz Carlos de Oliveira Cecílio (Universidade Federal de São Paulo)
10h30 – Debate

11h20 – Mesa ‘Rede de Atenção à Saúde e a Construção das Linhas de Cuidados’ – Karina Barros Calife Batista (CRS Sudeste)

12h – Debate

12h30 – Intervalo (Almoço)

14h – Mesa ‘O Cuidado em Saúde na Perspectiva do Bem Comum: Caminhos Possíveis’ – Marília Louvison (Depto de Prática em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP); Paulo Capucci (Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis da Faculdade de Saúde Pública da USP) Associação Paulista de Saúde Pública e Núcleo Técnico da SMS; e Douglas Schneider (Área Técnica da Saúde Bucal da Coordenadoria da Atenção Básica da SMS)

15h30 – Apresentação do Projeto ‘Entra na Roda – Criação dos Espaços de Conversa’ – Diita Fontoura (Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês) e Karina Barros Calife Batista (CRS Sudeste)