Região Sul conquista prêmio em Fórum Estadual de Humanização nas Práticas de Saúde: 25 anos do SUS

Projeto premiado trabalhou durante quatro meses a difusão da Política Nacional de Humanização nas UBS de M’Boi Mirim

Por Tatiana Ferreira



A Coordenadoria Regional de Sul, por meio da Supervisão Técnica de M’Boi Mirim, foi premiada no 1º Fórum Paulista de Humanização nas Práticas de Saúde: 25 anos SUS, que ocorreu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, entre os dias 04 e 05 de novembro.

Vale lembrar que dois projetos inscritos pela região Sul foram selecionados para apresentação em forma de pôster dentro do Eixo de Redes e Territorialização: “Linha de Cuidado do Recém Nascido de Risco, Inclusão na Rede de Reabilitação Física” e o segundo “Processo de Difusão da Política Nacional de Humanização (PNH) na Supervisão de Técnica de Saúde de M’ Boi Mirim”.

No final do segundo dia de evento, foi realizada uma premiação dos trabalhos apresentados. A conquista de melhor pôster dentro do Eixo de Redes e Territorialização ficou para o trabalho: ” Processo de Difusão da Política Nacional de Humanização na Supervisão de M’Boi Mirim”, dos autores Marcelo Scrocco, Maria José de Godoy Picolo e Márcia Voboril.

Marcelo Scrocco explicou o trabalho e falou um pouco sobre o conceito de humanização. “O termo Humanização está presente em todos os manuais técnicos e nas diretrizes de cada área temática, mas seus significados e atividades ainda não são totalmente compreendidos, por isso, divulgar a Política Nacional de Humanização e suas ferramentas foi uma maneira de auxiliar no entendimento e aprimorar as atividades de humanização que já são desenvolvidas nas UBS. Este trabalho é um dos desdobramentos da capacitação realizada pela SMS (Gestão de Pessoas) em 2011, onde representantes de todo o município tiveram a oportunidade de encontrar e debater a PNH com os apoiadores do Ministério da Saúde.

Prêmio é resultado de quatro meses de trabalho

Esta proposta de difusão foi configurada em oficinas para divulgar e esclarecer as ferramentas e pilares da PNH nas UBS. A metodologia das oficinas apostava no poder multiplicador e agregador do Gestor da UBS em replicar as oficinas/materiais para todos os profissionais e colaboradores do território. Todo o planejamento, aplicação para os Gestores e replicação nas UBS, demandou o tempo total de quatro meses de trabalho. Mas, nossa proposta é proporcionar apoio constante e monitoramento periódico das atuais e futuras ações de humanização, desta forma, o trabalho esta apenas começando.

Ainda segundo Marcelo, o projeto de difusão rendeu dois grandes benefícios. O primeiro foi diagnosticar quais as atividades e qual a profundidade das ações de humanização no território da Supervisão Técnica de Saúde de M’Boi Mirim, e o segundo foi a de difundir as ferramentas da PNH para os trabalhadores das UBS, sem a necessidade de tirá-los da unidade, utilizando o espaço já específico para este tipo de atividade.