2º seminário de integração docente promoveu troca de experiências entre profissionais e estudantes da área da saúde

Evento contou com a presença de cerca de 70 pessoas

 Por Mayara Carlis

 


Evento reuniu cerca de 70 pessoas (Foto: Mayara Carlis)
 

 


Ocorrido no dia 7 de novembro, o 2º Seminário de Integração Docente contou com a presença de cerca de 70 pessoas no auditório Kleinberger, do hospital Israelita Albert Einsten.

O evento tinha por objetivo promover as trocas de experiências dos profissionais e estudantes de saúde, ampliando a visão da importância dos estágios obrigatórios e não obrigatórios realizados nos mais variados equipamentos de saúde da CRSSUL.

"O jovem é o futuro, por isso temos que formar bons profissionais, porque serão eles que nos atenderam daqui há alguns anos", disse Maria das Graças Santana dos Santos, assistente social especialista em Saúde Pública que atua na CRS Sul.

A mesa de abertura do evento foi composta por: Dra. Fátima Correia Paula, do Einstein, Maria Olivia, da coordenadoria Sul, Dra. Laina Ramos, da Supervisão Técnica de Campo Limpo e Dra. Luzia Coelho, da Secretaria Municipal de Saúde.

Maria Angélica Crevelim, gerente de estágio da SMS, apresentou durante o seu discurso o aumento da procura por estágios remunerados ou não nos equipamentos de saúde. “Ao todo, no ano de 2013 tivemos 117.336 alunos solicitados para o estágio”.

SENAC, Unisa, UNASP, UNI-ITALO, UNIP, São Camilo e Faculdade de Enfermagem Albert Einsten foram as faculdades que cederam antigos estagiários para contar um pouco das experiências que obtiveram durante o período de estágio. Ao longo do evento, alunos como Damaris Nascimento (SENAC), Alessandra Torossian (Centro Universitário São Camilo) e Guilherme Pereda (UNISA), contaram a importância da vivência e as experiências que obtiveram com esses estágios.

Damaris Nascimento, aluna de enfermagem do SENAC, participou de vários projetos sociais ligados à assistência de enfermagem em clínicas infantis e de idosos, contou um pouco da sua experiência de estágio no CAPS Infantil Parelheiros.

“Para mim foi uma coisa muito especial, porque quando a gente chegou à unidade, não sabíamos que era a primeira vez que o SENAC assumia a responsabilidade de assumir o campo de estágio e a gente não sabia que a minha turma seria o primeiro grupo que estagiaria dentro da unidade, então foi uma surpresa muito grande e de prontidão fomos muito bem acolhidos pela equipe”, contou Damaris. “Nós participamos da realização do evento de páscoa, a unidade era muito engajada na atividade de ressocializar todas as crianças, a páscoa em especial foi muito tocante para o grupo porque participamos também das reuniões, dávamos sugestões, éramos de fato, parte da equipe. Para mim foi uma experiência muito válida”, disse emocionada.