Hora Certa Móvel de Capela de Socorro reduz fila por exames

Em um mês, mais de 6 mil exames já foram ofertados na unidade móvel de Capela do Socorro. O exame de eletroneuromiografia foi o que mais reduziu a lista de espera

Por Tatiana Ferreira 



 


Desde o dia 21 de outubro, quando foi instalada a unidade móvel da Rede Hora Certa em Capela do Socorro, na Zona Sul da cidade, já foram ofertados à população 6.547 exames.

Para ver o trabalho de perto, o prefeito Fernando Haddad visitou da última terça-feira (19) as instalações do Hora Certa móvel em Capela do Socorro, acompanhado do Secretário de Saúde, José de Filippi Jr e da Coordenadora da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, Tania Zogbi Sayoun. Eles conheceram as instalações, conversaram com os profissionais e com a população que aguardava para ser atendida.

Assim como nas outras regiões por onde já passou, a unidade móvel fica instalada em cada local por cerca de dois meses. A SMS determina que, após este período, toda a estrutura do projeto seja deslocada para outras regiões da cidade. Assim, é possível facilitar o acesso dos munícipes ao serviço contribuindo para reduzir o tempo de espera para a realização de exames menos complexos como, por exemplo, ultrassonografias.

Em Capela, as carretas estão estacionadas na Coordenadoria de Obras da Subprefeitura de Capela do Socorro, localizada na Rua Cassiano dos Santos, 43, Jardim Clipper, onde permanecem em funcionamento até o final de dezembro. Os pacientes da região são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Capela e de Parelheiros para realizar exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassom, nasofibroscopia e ecocardiograma. O atendimento é feito de segunda-feira à sábado, com horário marcado.

Até o final de novembro já foram agendados 6.547 exames, sendo 5.063 ultrassons, 204 colonoscopias, 250 nasofibroscopias, 634 eletroneuromiografias, 224 ecocardiogramas e 172 esofagastroduodenoscopias.

Levando em consideração a fila de espera de outubro, os números mostram que houve redução na fila de espera, sendo 84% para eletroneuromiografias, 62% colonoscopias, 56% de ultrassons, 38% nasofibroscopias, 28% ecocardiogramas e 8% esofagastroduodenoscopia.

Investimentos

Durante a visita ao Hora Certa Móvel, o prefeito anunciou que em dezembro está prevista a inauguração de seis das 32 unidades fixas do Hora Certa na cidade toda. “A meta até 2013 era inaugurar cinco unidades e vamos inaugurar seis. A Hora Certa não é mais barata, você não tem ganho em economia, você ganha em eficiência, por exemplo: você já marca uma quantidade de exames para não ter ociosidade dos equipamentos, nós entendemos que encontramos um novo modelo para o SUS” para completar: “o tempo de espera de atendimento não pode ser superior a 90 dias, que consideramos razoável, a nossa meta é diminuir a espera por exames de 7 para 3 meses", afirmou Haddad.

A previsão é que o atendimento da Rede Hora Certa (fixa) inicie nas primeiras semanas de dezembro. Nas unidades fixas, a população poderá ter disponível, de acordo com a necessidade de cada região, atendimento em cardiologia, neurologia, nefrologia, pneumologia, endocrinologia, gastroenterologia, vascular clínica e cirúrgica, ortopedia clínica e cirúrgica, cirurgia geral e pediátrica, urologia clínica e cirúrgica, proctologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia, oftalmologia clínica e cirúrgica, dermatologia clínica e cirúrgica e ginecologia. Estarão disponíveis os exames de ultrassonografia, raio X, monitoramento da pressão arterial, holter, teste ergométrico, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, nasofibroscopia e histeroscopia.