6º Encontro de Terapia Comunitária reúne cerca de 80 pessoas em Parelheiros

Evento realizado no CEU de Palheiros discutiu formação de vínculos e redes solidárias

Por Mayara Carlis

 


Coral interpreta canção de natal Noite Feliz em dois idiomas
(Foto: Mayara Carlis)
 

 

Foi realizado ontem (26/11) o 6° encontro de Terapia Comunitária, que teve como objetivo discutir a formação de vínculos e redes solidárias. Cerca de 80 pessoas, incluindo representantes de 14 unidades básicas de saúde (UBS) da região, participaram da atividade, realizada no Espaço Beija-Flor do CEU Palheiros.

A terapia comunitária (TC) é uma metodologia de intervenção que proporciona o encontro entre as pessoas para que se conheçam melhor e a comunidade em que vivem para que juntos busquem alternativas para lidar com os problemas do cotidiano.

De acordo com Cecília Ayres, Psicóloga da Associação Saúde da Família, vínculos e redes são peças fundamentais para o bom convívio social do ser humano. “Vinculo é quando eu conheço alguém, me relaciono com essa pessoa e a gente troca experiências, a gente conversa, a gente trabalha junto, o que aprendemos com essas pessoas é o que torna essa troca um vínculo. A terapia comunitária não é uma terapia de formação de vínculos e sim de redes, a rede nada mais é do que a soma dos vínculos”, explicou Cecília.

O evento foi preenchido com depoimentos de usuários da rede, dinâmicas e coral com enfoque no natal, tanto em português como em japonês. “A terapia me ajudou muito em um período de grande dificuldade. Hoje, meu maior sonho é que ela seja expandida para as escolas, para que as crianças aprendam tudo o que aprendi aqui”, afirmou Maria de Lourdes, usuária da rede que durante o processo da terapia descobriu o prazer para composição musical.


Nilza Silva (azul) terapeuta e Cecília Ayre (branco) - piscológa explicam os temas do encontro                  (Foto: Mayara Carlis)


Representantes de 14 UBS participam do evento
(Foto: Mayara Carlis)

 


Todos os presentes participam da dinâmica de construção de redes
(Foto: Mayara Carlis)