Ações de prevenção e conscientização marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids

População poderá fazer testes gratuitos para detecção da doença, participar de ações de prevenção e receber orientação sobre as DST/Aids

O Dia Mundial de Luta contra a Aids (1/12) será lembrado nesta sexta-feira (29/11), com a afixação de um grande laço vermelho – símbolo da luta contra a enfermidade – no edifício ao lado da sede da Prefeitura (antigo Othon Palace Hotel).

A iniciativa é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que participa de mobilização nacional conduzida pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção e a importância do uso da camisinha, desde 22/11 toda a Rede Municipal Especializada em DST/Aids realiza atividades de prevenção (orientações sobre as DST/Aids, distribuição de preservativos e materiais educativos e divulgação dos serviços), além de testagem rápida para diagnóstico do HIV em mais de 35 locais espalhados por toda a cidade. A lista completa está no endereço www.dstaids.prefeitura.sp.gov.br .

Esta semana começou com a Campanha Fique Sabendo, que promoveu a realização de teste rápido para diagnóstico do HIV, na Praça da República. O objetivo da ação é orientar a população sobre a importância do sexo seguro e diagnóstico precoce do HIV, que reduz os riscos do tratamento tardio e melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV/Aids.

No dia 29/11, o Programa Municipal DST/Aids realizará o evento “Panorama da Aids na cidade de São Paulo”, para apresentar novas informações epidemiológicas que subsidiarão as estratégias de enfrentamento da epidemia de aids no município de São Paulo no próximo ano e um balanço das atividades realizadas pelo programa em 2013. “Uma das prioridades do Programa Municipal de DST/Aids é a ampliação do acesso ao diagnóstico do HIV, importante estratégia de prevenção e fundamental para o início imediato e mais eficaz do tratamento, contribuindo para o controle da doença e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com o HIV/Aids”, afirma Eliana Battaggia Gutierrez, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde.


Durante o evento será lançada a Revista – HIV +, com os resultados dos projetos em parceria com as Organizações da Sociedade Civil.

A artista plástica Suzy Fukushima criou e cedeu uma tela exclusiva para a Campanha #SampaContraAids, que ilustrará o Theatro Municipal e demais peças veiculadas sobre a campanha. Ao final do evento, a obra original será doada para leilão para o Movimento Paulistano de Luta contra a Aids.


Alguns dados sobre a doença

Entre 1980 e junho de 2013, observa-se uma queda anual no número de casos novos e mortes por Aids. Em 1988 foram notificados 47,6 casos novos de Aids para cada 100 mil habitantes. Em 2012, este número foi de 19,3% - redução de 60%, em média.

Em relação à mortalidade, a redução foi mais acentuada – 31,2 casos para cada 100 mil habitantes para 6,8.

No Município de São Paulo, a epidemia se concentra em homens. Há dois casos novos de Aids em homens para cada um diagnosticado em mulher.

Observa-se também aumento na proporção do número de casos de Aids na população de homens que fazem sexo com homens (HSH). Em 2008 foi de 39,3% e em 2012 de 47%. Entre as mulheres houve importante redução da exposição através de drogas intravenosas, atualmente responsável por 3,5% dos casos. “Os dados assinalam o quanto o enfrentamento da epidemia obteve sucesso nas ações e políticas implantadas e para onde devem se dirigir as ações programáticas”, completa dra. Eliana.

Programação:

26/11 a 28/11 – Campanha Fique Sabendo
Atividade: Realização de testes rápidos para diagnóstico do HIV e divulgação dos serviços por agentes e técnicos de prevenção do PM DST/Aids e dos serviços da região.
Horário: 10h às 16h (26 e 27/11) e 10h às 13h (28/11)
Local: Praça da República

28/11 – # SampaContraAids
Atividade: Realização de Flash Mob nas ruas da cidade para divulgação da hashtag # SampaContraAids.
Horário: 11h às 13h e das 16h às 18h
Local: Praça da República
Obs.: A hashtag também será divulgada nas Redes Sociais

29/11 a 02/12– Campanha Interna
Atividade: Afixação de laço vermelho inflável na marquise da SMS e distribuição de carteirinha com preservativos e pin com o laço do PM DST/Aids
Horário: 10h
Local: SMS
Público alvo: funcionários da SMS

29/11 a 02/12 – Campanha Laço Vermelho 2013 - 1
Atividade: Afixação do laço vermelho, símbolo da luta contra Aids no edifício ao lado da sede da Prefeitura (antigo Othon Palace Hotel)
Data: de 29/11 às 00h do dia 06/12
Local: Rua Líbero Badaró com Viaduto do Chá

29/11 a 02/12 – Campanha Laço Vermelho 2013 - 2
Atividade: Afixação de 02 banners (1,40 x 5,70m e 2,60 x 10,60) com a imagem da obra da artista plástica Suzy Fukushima feita exclusivamente para a Campanha.
Horário: 00h do dia 29/11 às 00h do dia 02/12
Local: Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/nº

29/11 – Evento: “O Panorama da Aids no Município de São Paulo”
Atividades: Apresentação dos novos dados de Aids, do balanço das ações do PM DST/Aids e do resultado dos projetos das Organizações da Sociedade Civil em parceria com a SMS.
Horário: 9h às 13h
Local: Praça das Artes – Av. São João, 281 – Sé
Público alvo: imprensa, profissionais da saúde e sociedade civil

Programação:
9h30 – Lançamento dos novos dados epidemiológicos do município
10h30 – Balanço das ações do PM DST/Aids em 2013
11h10 – “A importância das Organizações da Sociedade Civil na realização de ações de prevenção no município de São Paulo” - Lançamento da Revista
- HIV+ - Prefeitura de São Paulo e Sociedade Civil – Respostas à epidemia de HIV/Aids no município.
11h30 – Entrega da obra original da artista plástica para Movimento Paulistano de Luta contra a Aids (Mopaids) para leilão
12h - Encerramento

Programa Municipal de DST/Aids

Os serviços municipais especializados em DST/Aids atendem gratuitamente, de segunda a sexta, das 7 às 19 horas. A população pode realizar consultas, exames para hepatites, sífilis e HIV (metodologia convencional e rápida), além de retirar camisinhas, material educativo e kit de redução de danos para usuários de drogas injetáveis.

Informações podem ser obtidas no site www.dstaids.prefeitura.sp.gov.br