Infecção Urinária em crianças

É mais comum do que se imagina. Tratamento é simples

Por Jéssica Venâncio

 

Infecção urinária é mais comum do que se imagina em crianças. É que o trato urinário delas ainda está se desenvolvendo, e isso pode facilitar a entrada e a proliferação dos micro-organismos.

Mesmo que seu filho nunca tenha reclamado em relação a isso, é bom ficar em alerta aos sintomas que podem ser: mal-estar, vontade de urinar toda hora, falta de apetite e um grande desconforto na hora de fazer xixi.

O tratamento é simples. A infecção é confirmada por meio de um exame de urina. Algumas horas depois da coleta, o médico já consegue saber se há ou não contaminação. Se o resultado for positivo, é receitado na maioria das vezes um antibiótico oral capaz de combater diversas espécies bacterianas por até duas semanas. Ainda que a criança pareça ter melhorado depois de alguns dias, é importante seguir com a medicação até o ultimo dia, conforme a receita do médico, para que a infecção não volte ainda mais forte.

Algumas crianças têm tendência a sofrer de infecção no trato urinário. Mas há algumas medidas que os pais podem tomar para reduzir os riscos:

- Dê muito liquido à criança, pois mantém o trato urinário em constante atividade;
- Adquira na dieta alimentos com fibras, grãos integrais, frutas e verduras;
- Incentive a criança a urinar com frequência, mais ou menos a cada três horas.