Supervisões Técnicas de Saúde da CRS Sudeste participam do Dia Mundial de Luta contra a AIDS

A importância da conscientização da população sobre o problema e a distribuição de preservativos são os destaques das atividades

Por Rosângela Rosendo

 

Dia 1º de dezembro o mundo celebra o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, principal causa de morte infecciosa no mundo e que, segundo a Organização Mundial de Saúde, foi responsável por 1,6 milhão de óbitos em 2012. Apesar do número alarmante, os médicos preconizam uma série de medidas que pode contribuir com a prevenção da transmissão do HIV, Vírus da Imunodeficiência Humana, causador da doença. A importância da conscientização da população sobre o problema e a distribuição de preservativos são os destaques das atividades que as Supervisões Técnicas de Saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste prepararam para auxiliar nesta luta.

Neste sábado, 30 de novembro, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) Vila Prudente, da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Prudente/Sapopemba, estará aberto à população, das 8h às 16h, de modo a ampliar o acesso e orientação a população quanto à prevenção de DST/AIDS, o diagnóstico precoce com realização de testes rápidos para HIV/Sífilis e promoção de roda de conversa com os pacientes que convivem com o HIV. O SAE Vila Prudente fica à avenida Arquiteto Vilanova Artigas, 515.

Também amanhã, 30, como parte da Campanha Fique Sabendo, do Programa Municipal de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os agentes do Serviço de Atendimento Especializado Ipiranga, da STS Ipiranga, realizarão teste rápido de HIV. A atividade ocorrerá das 8h30 às 15h30 e o SAE Ipiranga está localizado à rua Gonçalves Ledo, 606.

Já no domingo, 1º, durante a 7ª Marcha do Imigrante, na Praça da República, os agentes do Centro de Referência DST/AIDS Penha e o Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS Mooca distribuirão preservativos e material educativo às pessoas que passarem pelo local. A ação começa a partir das 9h é uma iniciativa conjunta das STSs Penha e Aricanduva/Mooca.

Na segunda-feira, dia 02 de dezembro, a Unidade Básica de Saúde Pari, da STS Mooca/Aricanduva também distribuirá preservativos. Serão entregues cerca de 580 preservativos masculinos e 60 femininos pós consulta médica na unidade. A distribuição ocorrerá no horário de funcionamento da UBS, no balcão de enfermagem e nas consultas. Um mural educativo de prevenção de DST/AIDS também ficará exposto na unidade para esclarecimentos sobre a doença. A UBS Pari está localizada à rua das Olarias, 503, Canindé.

Mutirão e orientação Como parte das atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e da Campanha Fique Sabendo, os agentes de prevenção do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Ceci, da STS Vila Mariana/Jabaquara, passaram a última semana de novembro dando orientações e auxiliando na realização de teste rápido com a população na Praça da República (Centro) e nos principais campos de atuação dos serviços da Rede Municipal Especializada, como Avenida Indianópolis, Parque do Nabuco e feira livre próximo a Rodovia dos Imigrantes. Na última quinta-feira, 28, os profissionais ainda fizeram um mutirão no entorno do SAE Ceci para distribuição de insumos de prevenção à população e divulgação de testagens.

Para finalizar, na mesma data, uma equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Almirante Dellamare, da STS Ipiranga, participou do Programa Pró Jovem na Blitz da Saúde, na sede da UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedade de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco), ocasião em que também distribuiu panfletos explicativos e preservativos femininos e masculinos à comunidade do Heliópolis.