SMS amplia CAPS e Núcleo de Esterilização e Castração (NEC) de cães e gatos em São Mateus

É o nono CAPS AD III da cidade; até o final de 2016 serão 40 unidades no total. NEC será reaberto após cinco meses de obras de readequação

Por Patrícia Pasquini
Fotos: Letícia Diniz Martins

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou nesta segunda-feira (2) a ampliação do CAPS AD São Mateus. A unidade passou a CAPS AD III, com 15 leitos – 10 de curta permanência (até 15 dias) e cinco emergenciais. “Vamos chegar a um CAPS para cada 100 mil habitantes. A meta é chegar a 110 CAPS, com 300 leitos a mais. Esse é o padrão mínimo do Ministério da Saúde e das políticas de assistência e apoio à Rede de Saúde Mental. O CAPS de São Mateus cumpre o papel de trazer mais atenção para a Zona Leste”, afirma o secretário municipal da Saúde, José de Filippi Júnior.

O CAPS AD III São Mateus realiza, em média, 600 atendimentos por mês. O equipamento está instalado numa casa com três consultórios, áreas de lazer e de esporte, dois postos de enfermagem. No total, são 63 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico, redutores de danos – que fazem o serviço de abordagem na comunidade -, psicólogos, oficineiros e os setores administrativo e de limpeza.


NEC

O Núcleo de Esterilização Cirúrgica (NEC) em cães e gatos da capital, reinaugurado na segunda-feira (2) acaba de passar por uma ampliação no valor de R$ 311. 163,91. O equipamento existe desde julho de 2010 e atende aos animais da zona leste da capital - principalmente os que vivem em locais públicos como praças ou terminais, que estão sob cuidados de protetores independentes devidamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou em casos de autuações em vistorias zoosanitárias na região leste.

O local ganhou vestiário, uma maior sala cirúrgica, um local específico com autoclave para esterilização dos instrumentos cirúrgicos, mais gaiolas para colocar os animais que deverão passar por procedimentos e a implantação de mais uma sala de espera para que os gatos e os cães possam aguardar separados.
A ampliação vai possibilitar que o núcleo, que funcionava três vezes por semana, passe a realizar procedimentos de segunda a sexta, aumentando em 40% o número semanal de animais castrados. Até julho de 2013, quando as obras do NEC começaram, 957 animais foram castrados, sendo 596 gatos e 361 cães. Em 2012, foram 1477 bichos - 905 felinos e 572 caninos e em 2011, 1116 – 754 felinos e 362 caninos.


Hora Certa Móvel São Mateus

No mesmo dia das reinaugurações, o secretário da Saúde e autoridades da região de São Mateus aproveitaram para visitar o Hora Certa Móvel em São Mateus. As carretas começaram a funcionar em 18/11/2013.

Até 26/11, 2.526 pacientes haviam sido agendados para a realização de exames como USG, Eletroneuromiografia, Endoscopia, Colonoscopia, Ecocardiograma e Nasofibroscopia. Destes, 1.459 compareceram. Em comparação com julho/2013, a fila de espera para exames em São Mateus caiu 59%.
 

Núcleo de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos de São Mateus

 

Sala para oficinas do CAPS AD III São Mateus

 

Sala para oficinas do CAPS AD III São Mateus.