Funcionários no CRSSUL aprendem na prática os benefícios do tai chi pai lin

Projeto Espalhando Qualidade de Vida promove ações que incentivam saúde e combate ao estresse

Por Tatiana Ferreira

 


Duas das primeiras monitoras da Sul ensinam movimentos relaxantes ajudam a liberar a tensão

 

Funcionários da Coordenadoria Regional de Saúde Sul participaram hoje (dia 6/12) de mais uma etapa do projeto “eSPAlhando Qualidade de Vida II”, que promove mensalmente ações que incentivem as boas práticas de promoção à saúde.

O dia-a-dia acelerado de trabalho e o ritmo veloz das grandes cidades têm aumentado cada vez mais o número de pessoas doentes em todo o mundo, principalmente em relação a doenças como o estresse e a depressão.

O cuidado com a saúde do corpo e da mente é fundamental. Por isso, o tai chi pai lin vem conquistando adeptos no mundo todo, por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde. Nida Remencius, da Assessoria Técnica de Medicinas Tradicionais, Homeopatia e Práticas Integrativas em Saúde (MTHPIS) da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, explica que o tai chi pai lin é um conjunto de práticas de origem taoísta introduzidas no Brasil pelo Mestre Liu Pai Lin e que tem suas raízes na China. Entre elas se destacam o exercício integrado da medicina tradicional chinesa, da meditação taoísta e dos movimentos suaves do Tai Chi Chuan e do Chi Kung.

Composta por movimentos relaxantes, a prática é referência de tranquilidade, paz e serenidade. Além de harmonizar o corpo e o espírito, também ajuda a liberar a tensão e ficar em harmonia.

A atividade de hoje foi realizada na própria CRSSUL e foi ministrada pelas instrutoras Maria Inês Lomonaco, psicóloga do CECCO Santo Amaro e por Maria de Lurdes Gonçalves, terapeuta ocupacional do NIR NISA Santo Amaro.

O projeto

O objetivo do “eSPAlhando Qualidade de Vida II” é melhorar a qualidade de vida dos profissionais e sua carreira profissional na Prefeitura de São Paulo. Durante todo o ano, os funcionários puderam participaram de atividades, workshops e palestras. Quem teve frequência de 70% das aulas, ganhará certificado validado em quatro pontos para a Promoção de Cargos e Carreiras.
 


Equipe da CRS Sul participa de atividade de tai chi pai lin