CRS Sul concluí primeira semana de capacitação dos profissionais do Programa Mais Médicos

Próximos encontros acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro

Por Tatiana Ferreira

 


Médica cubana conta como é a dispensação de remédios no seu país

 

Teve início nesta semana a capacitação dos 37 profissionais do Programa Mais Médicos da região Sul. As atividades foram realizadas na quinta-feira (05/12) e sexta-feira (06/12), na ETSUS Sul. Reuniram também os representantes das áreas técnicas da CRS Sul, das Supervisões Técnicas de Saúde e dos parceiros.

Na abertura do evento, quinta-feira, Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, explicou o motivo da atividade. “É fundamental que cada um de vocês conheça o funcionamento dos fluxos e dos programas que realizamos”, explicou.

Dando continuidade aos trabalhos, os representantes da CRS Sul apresentaram a Estratégia de Saúde da Familia e as áreas de Assistência Farmacêutica, Assistência Laboratorial e Assistência Domiciliar. Foi abordadas questões como fluxo, lista de remédios que o SUS cobre, exames que a rede oferece e critérios para uso da assistência domiciliar.

Hoje (06/12), o tema foi Saúde do Adulto. Nas discussões foram abordados temas como a rede de serviços e fluxos, principais causas de morbimortalidade, hipertensão, diabetes e saúde do homem.

Nos próximos encontros, que acontecerão até dia 22 de janeiro de 2014, outros assuntos pertinentes à rotina de trabalho (criança, mulher, idoso, saúde bucal, saúde mental, NASF, MTHPIS, PAVS, cultura de paz, reabilitação e vigilância epidemiológica) serão abordados.
A capacitação segue recomendação do Ministério da Saúde, por meio do edital do Programa Mais Médicos, que prevê que estes profissionais realizem oito horas semanais de treinamento. A proposta é que eles possam aprofundar seus conhecimentos e promover uma troca de experiências com os demais profissionais da rede.

Próximos encontros:

12/12/13

8h30 às 9h – Recepção/Coffee
9h às 12h – MTHPIS-PAVS-Cultura de Paz
12h às 13h - INTERVALO (ALMOÇO)
13h às 15h – Reabilitação
15h às 17h – Saúde Bucal

13/12/13

8h30 às 9h – Recepção/Coffee
9h às 12h – Vigilância Epidemiológica
12h às 13h - INTERVALO (ALMOÇO)
13h às 17h – Saúde do Idoso


Médicas participam de dinâmica Bisbilhotando

 


Tania reforça a importância dos profissionais conhecerem os fluxos e programas