Primeiro encontro das UBS Integrais tem troca de experiências exitosas entre as unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Sul

Evento contou com cerca de 40 pessoas entre profissionais das áreas e gestores

Por Bruna Zanlorenzi e Mayara Carlis

 


Alexandra Nogueira apresenta características da região onde está a UBS Integral Vera Cruz (Foto: Mayara Carlis)



Na última quarta-feira (04/12) foi realizado na Escola Técnica do SUS, o 1º Encontro para troca de experiências entre as UBS Integrais da Coordenadoria Regional de Saúde Sul. O evento teve como objetivo promover a troca de informações e experiências levando em consideração a forma como cada uma das unidades vem atuando no enfrentamento aos desafios do dia-a-dia de trabalho.

Entre os assuntos discutidos estavam: território, acesso/humanização, integração das equipes, informatização e avaliação de resultados.

Rejane Calixto Gonçalves, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre a necessidade de oferecer um atendimento mais humanizado e com mais rapidez. "As UBS integrais surgiram dessa necessidade de um atendimento mais ágil e que consiga atender as demandas da população da região, a expectativa é que isso se cumpra cada vez com as inaugurações de outras unidades".

Na parte da manhã, os gestores das duas unidades - Alexandra Nogueira Pereira Marques, do Vera Cruz e Vladimir Batista de Santana, do Jardim Miriam 2 - conceituaram suas regiões, maiores dificuldades, maiores demandas e os planos para dar seguimento ao trabalho nas UBS Integrais.

Na parte da tarde foi debatido o tema “Informatização”. Cada unidade apresentou sua forma de atuação. A UBS Integral Jardim Miriam 2 mostrou o sistema Vistacare, que está integrado com o Siga Saúde via WebService onde recebe as movimentações de registros pertinentes e agenda. A UBS Integral Vera Cruz apresentou a estrutura do sistema SIAB Fácil, que tem como objetivo implementar solução informatizada para o gerenciamento do programa Estratégia da Saúde da Família.

Logo depois, cada unidade mostrou os resultados das pesquisas do totem eletrônico que faz pesquisa de satisfação. Pelas apresentações, os presentes apontaram que será necessário alterar mudar as perguntas da pesquisa. O objetivo é fazer com que, com isso, os usuários possam ser mais específicos permitindo que os gerentes das unidades possam avaliar e fazer as alterações necessárias para qualificar e aperfeiçoar ainda mais os serviços oferecidos à população.
Antes do encerramento, o público presente foi dividido em três grupos de trabalho para discutir novas ideias.

Vale citar que o encontro foi direcionado para os seguintes profissionais: representantes da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, das cinco Supervisões Técnicas da região, além das organizações sociais envolvidas e dos funcionários das duas primeiras UBS Integrais do município: Jardim Miriam II, em Cidade Ademar e Vera Cruz, em M’Boi Mirim.



Cerca de 40 pessoas participaram do 1º Encontro para troca de experiências entre as UBS Integrais da CRS Sul (Foto: Mayara Carlis)
 


Público foi dividido em grupos para debater ideias de melhorias para as unidades (Foto: Bruna Zanlorenzi)



Vladimir Santana fala sobre o território onde está localizada a primeira UBS Integral de São Paulo Jd. Miriam 2 (Foto: Mayara Carlis)