Fórum da Supervisão de M’ Boi Mirim discutiu ações para fortalecer rede de cuidado em Saúde Mental

Público pôde conhecer detalhes sobre dois serviços disponíveis para a população da região Sul

Por Bruna Zanlorenzi



Pessoal na apresentação da Samira no Fórum de Saúde Mental de M'Boi Mirim (Foto: Bruna Zanlorenzi)

 

Na última segunda-feira (10/12), a Supervisão de M’ Boi Mirim promoveu seu Fórum de Saúde Mental. Com o tema “o Serviço Residência Terapêutica e a Unidade de Acolhimento Álcool”, o encontro, que foi realizado na própria Supervisão, reuniu cerca de 20 pessoas para articular ações para o cuidado em Saúde Mental no território.

Na primeira apresentação, Samira Rodrigues Lopes, Coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica (SRT) de M’Boi, Mirim falou sobre o que é o serviço e as atividades que oferecem: “Os SRT são espaços de moradia destinados a cuidar dos portadores de transtornos mentais. São egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, que não possuem suporte social e laços familiares e que viabilizem sua inserção social”. Samira ainda fez a apresentação de caso de três pacientes que já passaram pelo serviço.

Já Tatiana Reimberg, Psicóloga da Unidade Acolhimento Álcool e Drogas (UAA) Capela do Socorro, explicou que o serviço nada mais é do que residenciais de caráter transitório de seis meses. “O objetivo deste equipamento é servir de apoio ao tratamento para dependência química, reinserção social, fortalecimento da autonomia e garantir e ampliar o acesso à saúde, trabalho, lazer e educação”. Tatiana apresentou as propostas terapêuticas que são utilizadas, tais como horta caseira, coleta seletiva de lixo, lazer, atividades físicas e a cultura da paz, em que mostram que as coisas se resolvem na conversa e não em brigas.