A anemia nas crianças

Na maioria das vezes é causada pela carência de ferro

Por Jéssica Venâncio

 

A anemia, ao contrário do que se imagina, costuma ser comum entre as crianças. Na maioria das vezes é causada pela carência de ferro. Ela ocorre com a queda da hemoglobina no sangue. A hemoglobina é a responsável pela coloração avermelhada da pele e pelo carregamento do oxigênio aos tecidos, o que gera a energia para as atividades diárias.

Seu filho tem falta de ar, taquicardia, dificuldades na escola, preguiça de brincar, falta de apetite ou alterações no sono? Saiba que podem ser indícios de uma possível anemia. Porém, para ter certeza, o procedimento mais comum é o exame de sangue solicitado pelo médico.

Se o resultado confirmar que o seu filho tem anemia, o tratamento é simples: a criança tomará suplementação de ferro medicamentosa, para suprir a carência do nutriente e equilibrar os níveis de hemoglobina. Entretanto, é importante refazer os exames nas consultas de rotina com o pediatra, para que ele possa acompanhar o tratamento. No prazo de 45 dias, no geral, a doença já está curada.

Lembre-se que a anemia pode ser prevenida desde o nascimento. O aleitamento materno exclusivo, até os seis meses, supre a necessidade de ferro do bebê. Passada essa fase, mais tarde, com a implantação de alimentos sólidos, recomenda-se uma dieta rica em ferro tais como: carne vermelha, caldo de feijão, verduras escuras, nozes e brócolis. Uma boa dica é combinar tudo com vitamina C (facilita a absorção dos nutrientes no organismo) pode ser uma fruta, suco de laranja, morango ou kiwi.