Fórum de Saúde Mental de Santo Amaro e Cidade Ademar discute saúde das crianças

Evento reuniu 70 pessoas, entre profissionais da área da saúde, da educação e membros da comunidade.

Por Mayara Carlis

 


Grupo amarelo debatendo assuntos propostos

 

A Supervisão Técnica de Santo Amaro e Cidade Ademar (SACA) realizou, no último dia 28/11, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental, no auditório da Cúria Diocesana de Santo Amaro.
Com o tema “Educação e Saúde Mental: A medicalização dos problemas de aprendizagem: Uma questão a ser Re (pensada) pelos educadores e profissionais da saúde”, o evento contou com a palestra “A medicalização dos problemas de aprendizagem - Impasses e Possibilidades” da Psicanalista, Psicóloga e Psicopedagoga Márcia Jordão. A especialista abordou o tema de saúde mental a partir das crianças e a saúde mental nas escolas e nos meios em que vivem.

“É importante as pessoas perceberem o papel do psicólogo e a função que ele desempenha na sociedade. Não estamos lá só para ficar de bláblá. A nossa meta é ajudar”, explicou Márcia quando mencionado a aversão que algumas pessoas sentem em relação aos psicólogos e aos psiquiatras.

Durante o encontro, alguns grupos foram divididos para entrar em debate sobre as questões levantadas nas palestras. Os temas debatidos foram: mitos com o problema de aprendizagem e realidade nas escolas. Mais encontros sobre o tema de saúde mental foram levantados entres os grupos verde, azul, rosa e amarelo.

O evento contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre eles profissionais da área da saúde, da educação e alguns membros da comunidade.


Grupo rosa também participa de debate

 
Grupo verde em momento de discussão em grupo

 
Referência no assunto, palestra de Márcia Jordão agradou