Cuidados da Pessoa com Deficiência foi tema de Fórum promovido pela Coordenadoria Sul

Evento reuniu apresentações de programas para cuidados da Hanseníase

Por Mayara Carlis


Público do evento tinha enfermeiros médicos e varias outras profissões da areá da saúde


A Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRSSul) romoveu na última terça-feira (10/12), o quarto encontro do ano do seu Fórum de Cuidados da Pessoa com Deficiência, na sede da OS Santa Catarina. Nesta edição se reuniram cerca de 35 profissionais da saúde que atuam na rede municipal. Foram feitas apresentações sobre o programa realizado pela SUVIS para prevenção e cuidado da Hanseníase. Também foram discutidos dois casos exitosos de tratamento e cuidados de pessoas com deficiência, desenvolvidos pela APD de Santo Amaro e NIR Clipper.

Durante a abertura do evento a Dra. Carmen Gregorut, assessora técnica da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da CRSSul explicou o funcionamento do programa de cuidados, focado na hanseníase (também conhecida como lepra) e o receio que algumas pessoas ainda possuem nos dias de hoje em relação à doença: “As pessoas ainda carregam consigo o preconceito contra a lepra. Muitas pessoas nem sabem que hoje ela é conhecida como Hanseníase e que as formas de se tratar mudaram e que elas precisam perder esse estigma negativo. Infelizmente, a informação não chega para todos. E esse é o trabalho que temos que desenvolver tanto para a população quanto para os profissionais da área que lidam com esses casos, já que essa não é uma doença que se vê todos os dias como uma gripe ou um resfriado”, explicou Carmen.

Em seguida, dois casos exitosos de cuidados para com a pessoa com deficiência foram apresentados: o primeiro foi feito pela fisioterapeuta Luciana Lourenço, do NIR Clipper, e o segundo por Renata Takebayashi, supervisora da APD de Santo Amaro.
Após o relato dos casos o evento foi encerrado com os informes e os planejamentos dos próximos quatro encontros que serão realizados no ano de 2014.

 

Dra Carmem discursando sobre hanseníase


Fisio Luciana Lourenço discorre sobre o caso B.N.A


Renata Takebashi fala sobre o caso S.R.F