Prefeitura inaugura a primeira unidade da Rede Hora Certa

Unidade da Rede Hora Certa Freguesia do Ó/Brasilândia realizará cerca de 300 cirurgias por mês e contará com 15 especialidades médicas.


A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (11) a Rede Hora Certa Freguesia do Ó/Brasilândia, na Zona Norte, primeira unidade fixa das seis previstas para este ano. Na próxima semana mais cinco unidades serão inauguradas: M'Boi Mirim I e II, Itaim Paulista, Penha e Lapa. Além da unidade fixa, instalações da rede Hora Certa Móvel já passaram pelos bairros da Capela do Socorro, São Mateus e Freguesia do Ó.

“A nossa proposta de campanha foi transformar os ambulatórios de especialidade em Rede Hora Certa. No que isso implica? No aumento do número de especialidades atendidas – que antes era de no máximo seis e agora passa para 15 especialidades -, e na criação de ambulatórios cirúrgicos. Com as mais de 30 unidades da Rede Hora Certa instaladas, nós faremos 100 mil cirurgias a mais por ano. Não há fila que vá resistir a este investimento", disse Haddad.

A Hora Certa Freguesia do Ó/Brasilândia foi instalada onde antes funcionava uma Assistência Médica Ambulatorial Especialidades. Com um investimento de R$ 1,6 milhão, a nova unidade terá capacidade de nove mil atendimentos e cerca de 300 cirurgias por mês. A sua manutenção custará R$ 1,1 milhão por mês, valor que prevê também o subsídio de mais 60 profissionais que serão contratados para atuação no equipamento ampliado.


A unidade contará com 15 especialidades médicas, sendo que dez já estão em pleno atendimento: anestesiologia, angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, proctologia e urologia . As demais serão implementadas, gradativamente, até fevereiro de 2014. São elas: cirurgia geral, gastroenterologia, nefrologia, otorrinolaringologia e pneumologia.

“A Rede Hora Certa trouxe um novo modelo de atenção à Saúde na cidade, o conceito de integralidade. Nas unidades Hora Certa os usuários poderão passar por consultas com especialistas, realizar exames solicitados por esses especialistas e, se necessário, uma eventual cirurgia, tudo em uma mesma unidade. Será uma unidade mais resolutiva”, afirmou José de Filippi Junior, secretário municipal de Saúde.

O equipamento também oferece 11 tipos de exames: colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, endoscopia, histeroscopia diagnóstica, holter, monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA), nasofibroscopia, radiologia, teste ergométrico e ultrassonografia. Com isso, a média mensal de realização de exames vai de 1.500 para 2.200. O Hora Certa Freguesia do Ó/Brasilândia contará ainda com duas salas cirúrgicas e leitos de recuperação pós-anestésico.

"Nós vamos desafogar os hospitais e vamos dar à população que precisa de um pequeno procedimento, condições de resolver o seu problema. Isso melhora todo o funcionamento do SUS, desde o posto de saúde, passando pela AMA, pelo pronto-socorro e até pelo hospital. Tudo melhora porque você tem um equipamento novo resolvendo definitivamente um problema velho. E é esse problema que sobrecarrega o sistema, porque a pessoa nunca resolve o seu problema e volta para o médico, e volta para o especialista, e volta para o pronto-socorro. Aí não tem sistema que suporte", explicou o prefeito Haddad. A meta da Prefeitura é entregar 32 unidades da Rede Hora Certa até 2016.