Termina o Natal Iluminado de Santo Amaro

Evento tem como objetivo a inclusão dos pacientes do CECCO e do CAPS junto à sociedade

 Por Bruna Zanlorenzi


Barraquinha do CECCO Guarapiranga e suas obras
 

O Natal Iluminado de Santo Amaro terminou hoje (18/12) com sucesso. O evento, realizado todas as quartas-feiras desde o dia 4 de dezembro, das 10h às 17h, na Praça Floriano Peixoto de frente com a subprefeitura de Santo Amaro, é uma parceira da Prefeitura com a Associação Comercial.

Cada supervisão da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, a atividade conta com barraca onde são expostos artesanatos confeccionados pelos pacientes dos CECCO e dos CAPS. São objetos criativos e muitas vezes sustentáveis, que ficam à venda possibilitando a geração de renda para os usuários dos serviços.

Creusa Florinda Silva Oliveira, antiga usuária do CECCO Santo Amaro e hoje professora da oficina de artesanatos, diz adorar a atividade. “Eu adoro ficar aqui na barraca, converso com muita gente e quando eu vendo e ganho o meu próprio dinheiro, fico orgulhosa e muito contente. Antes eu não economizava, mas agora estou economizando e já juntei um dinheiro e vou viajar”.

Além da questão financeira, as oficinas de artesanato fazem parte da terapia. É uma oportunidade de prevenção de saúde, uma estratégia de reabilitação social através da inclusão produtiva.
Creusa conta como chegou ao CECCO e qual foi a transformação que aconteceu na sua vida depois disto. “Eu estava em depressão, pois tinha perdido filho, pai e outras pessoas na mesma época. Depois que comecei a frequentar o CECCO, passei a ter algo para me distrair, aprendi e gostei de fazer os artesanatos, já fiz até alguns cursos. Eu adoro o CECCO”.