Síndrome do intestino irritável

Manifestação mais comum do intestino faz com que as pessoas procurem um gastroenterologista

Por Zenildes Mota

 
A distensão intestinal provocada por gases ou fezes causa sensação de dor na região abdominal, proveniente do movimento dos alimentos. O desconforto gerado pelo estiramento do músculo pode acontecer logo após a alimentação ou situações conflitantes de ansiedade.

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio funcional que não tem agente nem lesões que as justifique. Porém, é válido lembrar a importância da investigação da causa desse desconforto para diagnosticar se não há presença de algum tipo de infecção ou moléstia intestinal.

Os sintomas como cólicas, que começam de repente, em movimento que vai e volta com frequência, diarreia, prisão de ventre ou a sensação de intestino cheio mesmo após a evacuação, são atribuídos da Síndrome do Intestino Irritável. Isso é resultado do processo de motilidade do aparelho digestivo em coordenar o movimento e contrações dos órgãos ocos no processo de ingestão e digestão dos alimentos.

O sistema nervoso autônomo parassimpático do sistema digestivo atua na estimulação, na secreção dos ácidos e quebra de enzimas, com a finalidade de formar o bolo fecal e fazer uma varredura intestinal. Além disso, outros fatores também podem ocasionar a SII, como cirurgias ou infecções intestinais.

O diagnóstico do problema é feito por um médico gastroenterologista, que vai avaliar o paciente e fazer a exclusão ou associação dos sintomas baseado na idade, histórico médico e familiar do indivíduo.

Após essa etapa, é prescrito um exame de colonoscopia ou um raio-x de trânsito intestinal, com esse procedimento, é possível detectar se há focos de outras doenças orgânicas graves ou deficiência das enzimas pancreáticas e intolerância ao glúten e etc.