Capela do Socorro finaliza o ano com o seu 5° Fórum de Saúde Mental

Evento promove reflexão e articulação das questões da Saúde Mental na região Sul

Por Bruna Zanlorenzi


Cerca de 30 pessoas compareceram ao 5° Fórum de Saúde Mental da Capela do Socorro


Na última quinta-feira (12/12), a Supervisão de Capela do Socorro promoveu o seu quinto Fórum de Saúde Mental do ano. O tema: “CECCO apresentações de projeto, RAPS Capela do Socorro e Atenção Básica”. O encontro, realizado na Escola Técnica do SUS Sul – ETSUS, reuniu cerca de 30 pessoas e teve como objetivo articular a rede intersetorial da região Sul no que se refere às discussões da saúde mental.

As equipes de Saúde Mental da UBS Jardim Castro Alves e UBS Jardim Mirna apresentaram os objetivos do trabalho realizado: a promoção e prevenção de Saúde Mental. Para isto, fazem desde acolhimento, diagnóstico, visita domiciliar, planejamento e diagnóstico no território, entre muitas outras. É importante destacar que as equipes são compostas por um assistente social, terapeuta ocupacional, psiquiatra e psicólogo.

No final da apresentação, os palestrantes mostraram dados estáticos de atendimentos de 2013 de cada UBS. Também exibiram dados para cada componente da equipe, dividindo em atendimento individual e em grupo.

Eufrásia Lopes Machado, gerente do CECCO Interlagos, apresentou a caracterização do CECCO, que é um espaço para prestar acolhimento e atenção diária, pautados na convivência, promoção de saúde através da prevenção. A população atendida é formada por pessoas com deficiência, transtorno mental e doença mental, idoso e população em geral. O equipamento oferece várias oficinas, tais como: lian gong, tai-chi-pai-lin, dança do ventre, dança circular, dança sênior, ioga e meditação, entre outras.


Eufrásia na sua apresentação sobre o CECCO Interlagos