Prefeitura inaugura na Lapa sexta unidade fixa da Rede Hora Certa

Unidade passará a ofertar à população cerca de 8.400 consultas em 14 especialidades médicas.

Por Mariana Bertolo
Fotos: Edson Hatakeyama

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (6) a Rede Hora Certa Lapa, localizada na rua Faustolo, 1.633, Vila Romana – Lapa. O evento contou com a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha, do prefeito Fernando Haddad e do secretário municipal da Saúde José de Filippi Jr. O Hora Certa Lapa, situado junto ao AMA Sorocabana, passará a oferecer atendimento em 14 especialidades (antes eram 10) e 11 tipos de exame (eram nove).Trata-se da sexta unidade do modelo inaugurada pela Prefeitura.

As unidades da Rede Hora Certa possibilitam aos usuários do Município de São Paulo passar por consultas com especialistas, realizar exames solicitados por esses especialistas e, se necessário, uma eventual cirurgia.

“O diferencial da Rede Hora Certa é a otimização do tempo de espera para poder passar por uma consulta com especilista, fazer exames e, pricipalmente, para realização de uma pequena cirurgia. Todos os procedimentos serão feitos na mesma unidade”, explicou o Secretário da Saúde, José de Filippi Jr.

Na Lapa a população será atendida por meio de encaminhamentos feito pelas Unidades Básicas de Saúde da região. A unidade, que não oferecia procedimentos cirúrgicos, vai oferecer 300 cirurgias por mês. Até então com uma média de 7.700 consultas médicas em 10 especialidades, ela ofertará agora à população cerca de 8.400 consultas em 14 especialidades. Dos 1.900 exames realizados em nove especialidades, o Hora Certa Lapa oferecerá cerca de 2.100 exames.

Com investimento total de R$ 1,7 milhões, a unidade conta com uma estrutura cirúrgica de duas salas e três leitos de recuperação pós-anestésica. A Horta Certa Lapa irá oferecer igualmente especialidades como anestesiologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia, reumatologia e urologia.

No Hora Certa Lapa os munícipes também poderão realizar exames de coleta especial, colonoscopia, doppler vascular, ECG, ecocardiograma, endoscopia digestiva alta, holter, MAPA, nasofibroscopia, radiografia, teste ergométrico e ultrassonografia.

“Serão cerca de 700 consultas e 200 exames a mais realizados na unidade, além de 300 pequenas cirurgias, que antes da implantação não eram realizadas”, destacou o prefeito Haddad.

Estarão à disposição da população cirurgias pediátricas (fimose, hérnia umbilical), dermatológicas (verrugas virais e venéreas, nevus, moluso, biópsia, eletrocauterização, calosidades, calos, unha encravada, lipomas), oftalmológicas (ptose palpebral, triquíase, oclusão de canal lacrimal, calásio, ptirígio, xantelasma), ortopédicas (cisto, túnel do carpo, túnel do tarso, hálux valgo, dedo em gatilho), otorrino (amígdala, adenoide, desvio de septo, pólipo nasal, pólipo da corda vocal e pólipos) e urológicas (fimose, hidrocele, varicocele e vasectomia) de curta duração, por até 15 horas.

Em 2013 já foram inauguradas unidades da Rede Hora Certa Brasilândia, M’Boi Mirim I, M’Boi Mirim II, Itaim Paulista e Penha. Até 2016 serão entregues mais 26 unidades.