Secretaria Municipal da Saúde recebeu alunos da Universidade de Harvard

6ª Edição Harvard-Brasil

Por Jéssica Venâncio
Fotos: Edson Hatakeyama


Margarida Lira, coordenadora da CEInfo, explica sobre o sistema de informação da saúde no município
 

No dia 08 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu alunos da Universidade de Harvard. Estudantes do curso de Saúde Pública assistiram a uma palestra da coordenadora da CEInfo (Coordenação de Epidemiologia e Informação), Margarida Lira. A palestra mostrou detalhadamente todo o trabalho realizado pela CEInfo, onde os alunos puderam conhecer o trabalho executado nesta área, entender melhor o contexto da saúde e a importância do SUS em São Paulo.

Visando sempre o compromisso com aprimoramento da informação e melhoria das condições de saúde para a população de São Paulo foi apresentada a divisão das Coordenadorias de Saúde, as tecnologias, Software e aplicativos utilizados para o monitoramento da situação da Saúde Pública. A análise e divulgação dessa base de dados, também foram mostradas.

"Eu acho muito importante o que a CEInfo está fazendo, porque o primeiro passo para resolver qualquer problema é poder ter os dados sobre aquele problema, poder entender melhor, e então, usar isso como subsidio para ações", relatou Jimmy Khaw, aluno de mestrado da Escola de Saúde Pública de Harvard com especialização em Saúde Ambiental.

Para ter acesso a essa base de dados disponíveis da população e dos sistemas de informações do SUS, basta acessar o seguinte endereço: www.prefeitura.sp.gov.br/tabnet. As bases de dados são atualizadas periodicamente.

"O que eu levo como experiência, é toda essa questão dos problemas que existem, como tentar resolver esses problemas e os dados que são necessários. Então toda essa experiência que estou observando aqui e em todas as visitas, eu vou levar isso como uma lição para o futuro" relatou ao final da palestra Chuka Esiobu, aluno de graduação de Harvard com especialização em Neurobiologia e Saúde Global.

O evento também contou com a participação de estudantes da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), a Universidade Federal da Bahia e Federal de Minas Gerais.
 


Os alunos de Harvard Chuka Esiobu e Jimmy Khaw