No verão, cuidado com a desidratação

A alteração da temperatura corporal pode chegar até 40 graus °C e requer cuidado imediato

Por Zenildes Mota

A exposição ao sol por período longo de tempo pode elevar a temperatura do corpo e causar a desidratação. A insolação pode ocorrer quando a pessoa ultrapassa o limite de perda líquida do próprio corpo. É uma situação que provoca o desequilíbrio fisiológico e neurológico. Pode ocorrer em praia, piscina ou em fila sem proteção ou cobertura.

Quando a temperatura do corpo ultrapassa seu limite de exposição solar, começa a perder suas reservas líquidas e fica desidratado. A perda brusca desse mecanismo de defesa do organismo pode elevar a temperatura de uma pessoa que oscila entre os 36 e 37 graus °C, para 39 até aos 40° C.

A pessoa neste estado, além de sofrer com as queimaduras na pele, também tem suas funções cardiorrespiratórias, neurológicas e fisiológicas alteradas e pode colocar a vida do indivíduo em risco.

A vítima de insolação apresenta os sintomas como alta temperatura corporal, pele vermelha sem suor, mal-estar, tontura, perda de consciência, desmaios, vômitos e outros. As crianças e idosos são mais susceptíveis à perda de líquidos. Por isso, é preciso redobrar os cuidados, principalmente durante o verão.

Em casos mais grave de insolação, a vítima precisa ser removida para um hospital. Se ela não for socorrida a tempo poderá chegar a óbito. Para que sua ajuda tenha eficácia no atendimento a uma pessoa que apresenta alguns desses sintomas citado, é necessário conhecer alguns cuidados básicos:

• A pessoa com insolação precisa ser removida para uma sombra ou local fresco e arejado.
• Se a vítima estiver consciente, oferecer água e faça com que aos poucos seja consumida.
• Remova o máximo de roupa que puder.
• Coloque compressas molhada em volta do corpo, sobre a testa e pescoço.
• Não é recomendável tomar banho frio de imediato, pois a temperatura precisa ser controlada gradativamente.
• Vigiar o estado da vítima e, se for necessário, removê-la para um hospital

A alta temperatura é uma ameaça à saúde, principalmente entre os horários da 10h da manhã às 16h da tarde. Quando for preciso ficar exposto ao sol, não se esqueça de fazer uso do protetor solar com antecedência, usar chapéu, óculos escuro, optar por roupas leves e frescas, procurar sempre uma sombra, beber bastante água ou outro líquido e manter-se sempre hidratado.