Lúpus

Doença compromete o mecanismo de defesa do organismo e requer cuidados para manter-se equilibrado

Por Zenildes Mota

Lúpus é uma doença crônica e autoimune que ataca e destrói as células saudáveis de defesa do organismo. Os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico são responsáveis por combater vírus e bactérias ofensivas em sua estrutura. A pessoa com Lúpus começa a produzir anticorpos autodestrutivos que, por engano, destroem estas células de defesa e provocam desequilíbrio do seu mecanismo.

A doença pode aparecer em qualquer idade. No entanto, é mais frequente entre os 20 e 40 anos, independente da raça ou sexo. O Lúpus, que já não é tão raro, atinge principalmente o sexo feminino. De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Reumatologia, no Brasil o número estimado de pessoas com Lúpus é de 65.000. A estimativa é que, a cada grupo de 1.700 mulheres no Brasil, uma sofre com Lúpus.

O mal também ataca o sistema imunológico, que também é responsável por organizar o mecanismo de defesa de todos os órgãos. Quando em atividade, o Lúpus causa o desequilíbrio do sistema e provoca inflamações em diversos órgãos com sintomas diferentes. Isso exige um diagnóstico clínico mais profundo e com médico especialista.

As manifestações da doença variam de acordo com o paciente. Ela pode progredir de forma mais lenta ou rápida, dependo do tempo que está em atividade e fatores que contribuem para sua evolução. Há dois tipos de Lúpus: o cutâneo, que acomete a pele, principalmente o rosto e áreas do corpo expostas à luz solar, e o sistemático, que atinge os órgãos internos, como coração, pulmões, rins, fígado, articulações e outros.

Os sintomas gerais são manchas avermelhadas na pele, sensibilidade ao sol, queda de cabelo, febre baixa, desânimo, cansaço, perda de peso, falta de apetite, inflação nas articulações, dor nas juntas das mãos, joelhos e pés, inflação dos órgãos internos, que provoca dor no peito. Também ocorrem tosse, falta de ar, palpitações, alterações de humor, alterações nas células sanguíneas e quando atinge os rins, inchaço nas pernas, pressão alta e diminuição da urina.

O Lúpus é uma doença crônica e precisa de acompanhamento médico prolongado. O tratamento para manter o equilíbrio do organismo à base de medicamentos, vai de acordo com o diagnóstico médico e o tempo da doença em atividade. O foco é controlar as alterações imunológicas e as inflamações provocadas pela doença.

O paciente com Lúpus deve seguir alguns cuidados como prevenção ao longo de toda vida. Além do medicamento, a pessoa deve fazer uso diário do protetor solar, ter alimentação adequada, evitar situações estressantes, exposição ao sol e ao tabagismo, cuidar da higiene para não causar infecção, não interromper o tratamento e fazer exames e consultas periodicamente.