Goiaba ajuda a sistema imunológico

Apresenta um nível de vitamina C superior a laranja e ao limão

Por Zenildes Mota

A goiaba é uma fruta tropical cultivada na América do Sul. Facilmente encontrada no mercado brasileiro, é considerado um excelente alimento de fortalecimento para o sistema imunológico. Consumida in natura, ela contêm propriedades nutricionais de grande importância ao organismo humano. É também um grande aliado no tratamento da gastroenterite.

O fruto da goiabeira é rico em vitaminas A, B1 e C. Além disso, é fonte de fibras solúveis, proteínas e minerais como potássio, fósforo e ferro. As fibras solúveis são ideais para recuperação, limpeza e retardamento intestinal em caso de disenteria. A goiaba é tida como um alimento equilibrado por apresentar baixo nível de açúcar, gordura e carboidrato.

A goiaba de polpa branca ou vermelha possui propriedades parecidas, porém a polpa branca contém um elevado teor de vitamina C, uma aliada essencial no combate às infecções, hemorragias, cicatrização e fortalecimento dos ossos.

A de polpa vermelha é rica em licopeno e beta caroteno, um nutriente antioxidante que atua no combate aos radicais livres, ao colesterol ruim, a pressão sanguínea, ao envelhecimento e inibe o surgimento de células cancerígenas.

Sua ação adstringente e antioxidante atua como reforço anti-inflamatório e inibidor do crescimento de bactérias no aparelho digestivo. Por isso, a goiaba é indicada no combate a diarreia e problemas gastrointestinais.

Por se tratar de uma fruta de baixa caloria e de fácil satisfação do apetite, também é indicada para perda de peso. A goiaba pode ser consumida industrializada ou in natura. Esta última tem suas propriedades conservadas e pode ser introduzida no dia a dia, com exceção para pessoas que tem algum problema no aparelho digestivo ou intestino preso.

A goiaba é uma fruta sem acidez e está sendo estudadas as formas de molhos salgados e agridoces que, possam substituir os ketchups e molhos de tomates – assim ajudam pessoas que tem intolerância a acidez.

No Brasil o consumo da goiaba é mais in natura ou industrializada em forma de goiabada, mas também é consumida como geleia, compotas, sucos, sorvetes e a outros produtos incorporados. A fruta quando fica muito madura tem uma perda de vitamina C, portanto é aconselhável consumi-la antes que chegue a este estado de maturação.