Gastroenterite

Doença frequente no verão que provoca a irritação da mucosa do intestino e causa diarreia e desidratação

Por Zenildes Mota

A gastroenterite é uma inflamação no intestino e no estômago, normalmente provocada pela ingestão de comida contaminada por microorganismos. É uma doença mais frequente no verão, devido à alta temperatura e à ingestão de água não tratada ou refrigeração inadequada de alimentos.

Um dos problemas preocupantes da gastroenterite é a perda líquida do corpo provocada por vômitos e diarreias intensas, os principais sintomas da infecção. As toxinas químicas ou bacterianas que são encontradas no alimento contaminado ou na água, causam a irritação da mucosa do estômago e intestino.

Em primeira fase os sintomas mais frequentes são a falta de apetite, náuseas e cólicas abdominais. Em um segundo estágio, com diarreia de leve a intensa, vômitos, febre, fraqueza, perda líquida e queda de pressão.

A gastroenterite pode ser causada por parasita, bactéria ou vírus e pode ser transmitida por outra pessoa. Ao entrar em contato com o infectado ela adquire o vírus ou bactéria, principalmente pela falta de higiene.

Para amenizar os sintomas da gastroenterite, é necessária a ingestão de bastante líquido para manter-se hidratado. Normalmente, os sintomas passam em um período de até 24 horas. Caso se estenda por mais de 48 horas o quadro clínico já passa a ser considerado um estado grave e necessita de cuidados médico e restabelecimento da hidratação, se necessário por via intravenosa.

As crianças tem maior facilidade de perda líquida. Por isso, o cuidado de oferecer líquidos como soro caseiro e água de coco é importante para restabelecer a hidratação. Algumas pessoas com sensibilidade a alimentos como frutos do mar, leite e alguns tipos de medicamentos também sofrem com a gastroenterite. O melhor é evitar o seu consumo.

Não é recomendável a ingestão de medicamento ou alimentos que prendam o intestino. O ideal é manter-se hidratado a base de líquido, ingerir alimentos leves e evitar comer em locais de pouca higiene. Se for necessário procura ajuda médica.

Para evitar a contaminação mantenha os alimentos perecíveis em bom estado de refrigeração. Lave bem verduras, legumes, frutas antes do consumo e faça a higienização das mãos após o uso do banheiro.