Círculo de Boas Vibrações

CECCO realiza atividades de relaxamento, concentração e memória

Por Lígia Aparecida de Souza

O exercício da consciência corporal traz ao ser humano um diferencial imenso, pelo estímulo da compreensão do corpo em relação ao ambiente que ocupa e por despertar um olhar atento às necessidades físicas. Muitas práticas foram desenvolvidas para auxiliar diretamente nessa tarefa, alertando as pessoas a respeito da importância de um cuidado adequado com o próprio organismo. Entre elas pode-se citar a Dança Circular Sagrada (DCS), desenvolvida a partir do dia 6 pelo Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) da Vila Maria/ Vila Guilherme.

A DCS é uma atividade que, além de conscientizar tem o objetivo de acalmar o emocional, unir seus participantes, trabalhar a concentração e memória. O termo “Sagrada” qualifica-a como a possibilidade do indivíduo elevar sua auto-estima, aprimorando seu relacionamento com o próximo. E o fato de ser feita em roda, com as mãos dadas, permite a troca de energias positivas.


Trazido ao Brasil por volta de 1980, esse treino coleciona adeptos nos dias atuais. Exemplo disso, a atividade vem sendo desenvolvida com sucesso pelo Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) da Vila Maria/ Vila Guilherme. Em 2014 será iniciado o trabalho de Supervisão Continuada e Educação em Danças Circulares. Ele tem como púbico os profissionais de todas as Unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), que já tiveram contato com a DCS.

Através dessa Supervisão objetiva-se a promoção de saúde proporcionada a partir do conhecimento do papel Danças Circulares Sagradas e integração dos grupos atuantes, por meio da troca de experiências adquiridas anteriormente. Os profissionais terão a oportunidade de realizar a busca conjunta de soluções para implentação e manutenção das DCS como recurso na prevenção de doenças, vivenciando a cultura e sabedoria dos outros povos.

Serviço

Data: 6 de Fevereiro de 2014, das 8h às 12h, no Salão da Igreja Santa Rosa de Lima, localizado na Avenida Prof.ª Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, 176 – Jardim Leonor Mendes de Barros – São Paulo.

Coordenação Especial de Comunicação
Coordenadoria Regional de Saúde Norte
2224-6827