EQUIPE DE SAÚDE BUCAL DA UBS SÉ É PREMIADA POR ATENDIMENTO A PACIENTES EM SITUAÇÃO DE RUA

Equipe ganha Prêmio Abril de Saúde Bucal por atendimento à população da região central da cidade de São Paulo. Em dois anos já foram feitos 259 tratamentos

Por Cristiane Guterres

A população de abrangência da UBS Sé possui características muito distintas da população das demais regiões cobertas por unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Centro-Oeste. Todos os dias, a UBS, localizada no Parque Don Pedro, região central da cidade de São Paulo, recebe um grande número de pessoas em situação de rua à procura de atendimento.

Neste cenário, destaca-se o trabalho da equipe de saúde bucal da UBS Sé. Diante da dificuldade de fazer com que esta população aderisse não só ao tratamento odontológico, mas também aos outros tratamentos de saúde oferecidos pela UBS, eles mudaram a abordagem. Em vez de esperar que o paciente procure pela unidade, a unidade foi até o paciente. “Esta é justamente a nossa estratégia. Duas equipes vão à busca dos pacientes em situação de rua. Nós entregamos para os agentes comunitários de saúde os horários das consultas e os agentes buscam os pacientes na rua”, disse a dentista da unidade Dra. Daniela Couto Ladeira Kling.

A UBS Sé é administrada pela parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Saúde da Família. Presta atendimento através do modelo assistencial Estratégia Saúde da Família (ESF), que tqem como objetivo estreitar, através de equipes multiprofissionais, a distância entre a unidade e seus pacientes, desenvolvendo ações de acordo com as características da população da região. Na unidade Sé são oito equipes de ESF - seis delas dedicadas ao atendimento da população com residência fixa e duas delas dedicadas á população em situação de rua.

Todos os meses, são atendidos pela Dra. Daniela, além dos atendimentos diários, cerca de 24 pacientes que se encontram em situação de rua. Além do tratamento odontológico, estes pacientes têm acesso a outros serviços oferecidos pela UBS. “Eu procuro terminar os tratamentos em no máximo três ou quatro consultas de 40 minutos, se não o paciente some. Enquanto isso, ele está tratando a tuberculose, a sífilis, ou o HIV e tudo isso agente faz em conjunto. A saúde bucal se torna um chamariz pra que eles tratem as outras partes do corpo” complementou. Em dois anos de trabalho, já foram concluídos 259 tratamentos odontológicos na população em situação de rua e a cada conclusão os agentes saem às ruas em busca de novos pacientes.


(esquerda para dieita) Dra. Daniela Kling, o paciente Jose Judas de Freitas e a Aux. Cons. dentário Patrícia Silva de Souza

O reconhecimento pelo trabalho, segundo Daniela, vem do sorriso dos pacientes, mas em novembro de 2013 também veio em forma de prêmio. A equipe foi a vencedora da categoria Saúde Bucal da oitava edição do Prêmio Saúde promovido pela Editora Abril. “É um trabalho muito gratificante” disse a Auxilia de Consultório Dentário, Patrícia Silva de Souza.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem a intenção de expandir esse trabalho, que também já é exercido na região da Mooca, para toda a cidade de São Paulo. “Aqui o desafio para esse tipo de trabalho não é de contratar dentista e sim de identificar um dentista com competências, habilidades e responsabilidade social que queira capacitar profissionais para um trabalho tão diferenciado”. Disse Douglas Schneider, coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal de SMS. Ainda segundo ele, a proposta para 2014 é trazer mais quatro ou cinco dentistas para atuarem na região central e, através deste modelo, proporcionar à população um atendimento de melhor qualidade.

O trabalho da Equipe do Ubs Sé não só oferece atendimento odontológico, mas também uma perspectiva de reinserção social e de retomada da autoestima. Os pacientes de Daniela, após concluírem o tratamento, estão se demonstrando mais cuidadosos com a própria aparência. Estão escovando os dentes, fazendo a barba e até sonhando com a possibilidade de voltarem ao mercado de trabalho.


UBS Sé - Rua Frederico Alvarenga, 259 – Parque D. Pedro II - Telefone: 3101-3013 / 3101-2344