Haddad e Filippi visitam Rede Hora Certa Penha

Unidade inaugurada há cerca de dois meses já realizou média de 6.880 consultas médicas

Por: Rosangela Rosendo

Na tarde da última quinta-feira (06/02), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Júnior, visitaram a unidade Rede Hora Certa Penha, a primeira da região da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste. A unidade foi criada dentro da proposta de oferecer uma ampla linha de cuidados assistenciais por especialidades, maximizar a resolubilidade do ambulatório existente, assegurando o cuidado integral dos usuários dos serviços. Há quase dois meses da inauguração, a unidade já realizou cerca de 6.880 consultas médicas e contabilizou 6.980 exames de apoio diagnóstico.

Instalada no antigo Ambulatório de Especialidades Maurice Patté, no território da Supervisão Técnica de Saúde Penha, a Hora Certa Penha está em um complexo de 4.679,11m², com três pavimentos que oferecem uma série de serviços. Para a Rede Hora Certa Penha ser concebida, o complexo recebeu adequações estruturais que demandaram investimento de cerca de R$ 2.970 milhões.

Neste espaço, os usuários dispõem de atendimento em 26 especialidades – acupuntura, angiologia, cardiologia adulto e infantil, cirurgia geral, cirurgia plástica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia/ obstetrícia (Pré-natal de alto risco), hansenologia, homeopatia, infectologia, mastologia, medicina do trabalho, neurologia adulto e infantil, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia.


Usuários dispõem de atendimento em 26 especialidades

Com a instalação dos dois centros cirúrgicos e de quatro leitos de recuperação pós-anestésica (RPA), além de duas enfermarias (masculina e feminina), a unidade já realizou 150 procedimentos cirúrgicos dermatológicos. A Hora Certa Penha prevê ainda a implantação de atendimento em anestesiologia, cirurgia pediátrica que permitirá a realização de exames diagnósticos como endoscopia, retosigmoidoscopia, colonoscopia, entre outros.

Com a implantação de todos esses serviços, a unidade terá um ganho expressivo na capacidade de atendimento/mês, vai passar de 5.600 para 8.800 exames, de 8.000 para 12.000 consultas médicas e disponibilizará aos usuários 23 tipos de exames diferentes. O êxito desta iniciativa já pode ser observado em dois meses de funcionamento – a unidade já realizou 1.340 radiografias, 2.191 ultrassonografias, 1.633 mamografias, 368 ecocardiogramas, 227 densitometrias, 207 eletrocardiogramas, entre outros. Além de atendimento em especialidade, a unidade Rede Hora Certa Penha dispõe de Grupos Educativos de Saúde Auditiva, Gestante de Alto Risco, terapia chinesa, caminhada e de qualidade de vida.


Unidade possui quatro leitos de recuperação pós-anestésica (RPA)