CAPS integra usuários no Carnaval

Centros de Atenção Psicossocial completa três anos do projeto “Meu Bloco na Rua”

 A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSNorte), que desde 2011 desenvolve um projeto que integra familiares e usuários de seus Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas nas festividades de Carnaval, realizará no dia 27 a atividade “Meu bloco na Rua”.

A atividade está sendo desenvolvida pelos CAPS Álcool e Drogas, Adulto Casa Verde, Adulto e Infantil da Brasilândia, e o Centro de Convivência (CECCO), o Programa Acompanhante Comunitário de Saúde da Pessoa com Deficiência (APD) e o Núcleo de Apoio à Inclusão Social de Pessoas com Deficiência (NPcD II e III), das regiões da Brasilândia, Freguesia do Ó, Casa Verde, Limão e Cachoeirinha, durante a criação da proposta “Meu Bloco na Rua”.

Prestes a completar três anos de atividade, o projeto tem como característica marcante a oferta aos usuários e familiares da possibilidade real de atuação em comunidade. O material produzido pelos munícipes para o Carnaval, ao longo do ano para o evento, exercita a criatividade, enquanto desempenha a inclusão e reabilitação.

O itinerário do desfile circula por locais que fazem parte da memória desses bairros, enfatizando o desejo interação entre as pessoas e a conscientização sobre novas maneiras para a ocupação desse espaço. Somado a isso, equipamentos englobados pela Saúde Mental, veem o bloco como uma maneira de aumentar a visibilidade da área em que atuam. Principalmente tratando-se de um território que necessita de atenção especial por possuir um número significativo de habitantes em situação de risco.

Serviço:
As festividades do “Meu Bloco na Rua” acontecerão no dia 27 de Fevereiro, a partir das 14 horas. A concentração inicial acontecerá na Rua Mariucha, na Freguesia do Ó, com destino ao Largo da Matriz. Caso as obras de revitalização não estiverem finalizadas, a apoteose ocorrerá em frente à Casa de Cultura Salvador Ligabue