Reunião aborda atendimento à população e reformas de equipamentos da Saúde

Secretário da Saúde aponta mobilização do Conselho Gestor e participação popular como formas de melhorar SUS

Por Raoní Telles
Foto: Edson Hatakeyama

Primeira reunião dos novos Conselheiros Municipais de Saúde 

Foi realizada ontem (13/02) a 180ª Reunião Ordinária do Pleno na sala de reuniões do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo, na Secretaria Municipal da Saúde. Com a participação do Secretário da Saúde José de Filippi Jr., o evento discutiu, entre outros temas, os investimentos feitos em equipamentos da Saúde e o atendimento à população.

Filippi abriu a reunião falando das reformas de Unidades Básicas de Saúde. “Está se fazendo um investimento na qualificação e manutenção dos espaços existentes; UBSs, AMAs, CAPs, CEOs, hospitais. Estão ficando mais explícitos e com mais transparência os valores empenhados para os cidadãos. É importante essa mobilização do Conselho Gestor e participação popular para o melhoramento do SUS”, frisou.

Filippi também falou sobre as UBSs Integrais de Saúde, com 5 mil atendimentos feitos, mil com demandas espontâneas, e onde a população tem um acolhimento e encaminhamento direcionado pelos médicos. Abordando a questão relativa ao chamamento público dos medicamentos homeopáticos de práticas de medicinas alternativas, o Secretário afirmou que eles estarão disponíveis à população dentro de 30 a 60 dias, por causa do procedimento jurídico.

Foram discutidas pelo Conselho as pautas de Aprovação das Atas da 179ª Reunião Plenária Ordinária e 1ª Reunião Plenária Extraordinária. Entre a ordem do dia estavam: a eleição da Comissão Executiva, a Constituição das Comissões Permanentes, a Comissão de Revisão da Legislação, o Descredenciamento do CEO de Santo Amaro, a ratificação da data para prestação de contas do 3° quadrimestre de 2013 ao Conselho Municipal de Saúde e a reunião da Assessoria de Gestão Participativa com a Comissão Executiva.