Capital paulista recebe prêmio por atuação no combate à tuberculose

São Paulo encontrou 87,2% dos Sintomáticos Respiratórios (SR) estimados para os quinze dias da Campanha Estadual de Busca de Casos de Tuberculose

A cidade de São Paulo destacou-se no desempenho da busca ativa de Sintomáticos Respiratórios (pessoas com tosse há mais de três semanas e, portanto, suspeitas de tuberculose). O trabalho desenvolvido pelo Programa de Controle da Tuberculose no município de São Paulo mereceu a homenagem da campanha promovida pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). "Receber o prêmio significa reconhecer os esforços realizados pelos profissionais de saúde, nas atividades de controle da tuberculose em nosso meio. E a adesão de novos profissionais nesta tarefa incentiva a continuidade desse trabalho", declara a dra. Naomi Kawaoka Komatsu, responsável pelo Programa.

Durante o período da campanha, em São Paulo foram interrogadas 564.804 pessoas, sendo identificadas 5.861 com sintomas respiratórios e, destas, 4.016 passaram por exames - esses números foram comparados com a busca da rotina total de anos anteriores. A capital paulista concorreu na categoria de municípios com mais de 500 mil habitantes.