AMA e UBS/ESF Chácara Cruzeiro do Sul promovem ações educativas contra o câncer

Atividade que reuniu média de 130 usuários ocorreu no dia 07 de fevereiro e serviu para aumentar a conscientização da população sobre os riscos da doença

 Por Rosângela Rosendo
(texto e fotos)

Em referência ao Dia Mundial do Câncer e ao Dia Nacional da Mamografia, celebrados nos dias 04 e 05 de fevereiro, respectivamente, uma equipe de dez enfermeiros da AMA e da UBS/ESF Chácara Cruzeiro do Sul realizou um grande mutirão de prevenção ao câncer para usuários das unidades. A inciativa foi realizada no dia 07 de fevereiro, em tenda montada na área externa das unidades. Envolveu uma série de ações educativas e cerca de 130 munícipes. O objetivo foi de sensibilizar a população da região sobre a importância de fazer exames preventivos e do diagnóstico precoce da doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 8 milhões de pessoas morrem por ano vítimas do câncer. Entretanto, de acordo com especialistas, pelo menos um terço dessas mortes poderia ter sido evitado com prevenção e diagnóstico precoce.

Além de explicações sobre o câncer de mama, a equipe de enfermagem promoveu palestras sobre o câncer de pele e de colo de útero, distribuiu aos usuários folhetos explicativos e fitas de conscientização sobre alguns tipos de câncer – azul (próstata) e rosa (mama) e ainda coletou 8 exames Papanicolau.

Especialistas orientam que para as mulheres o autoexame e a mamografia ainda são os métodos mais eficientes para detectar precocemente algum tipo de nódulo suspeito. Quanto mais cedo se diagnostica a doença, mais rápido o tratamento pode ser iniciado e mais chances a pessoa tem de se curar. No caso dos homens, os exames de toque e o de sangue ajudam com o diagnóstico do câncer de próstata.


Especialistas orientam que para as mulheres o autoexame e a mamografia ainda são os métodos mais eficientes para detectar precocemente algum tipo de nódulo suspeito