CAPS integra usuários no Carnaval

Blocos organizados nos Centros de Atenção Psicossocial promovem atividades carnavalescas envolvendo pacientes, funcionários e familiares

Por José Antônio Leite e Tatiana Ferreira
(Foto: Tatiana Ferreira)

Brasileiro adora Carnaval. E o pessoal dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria Municipal de Saúde, não foge à regra. Como forma de promover a inserção social e romper com o estigma social da loucura, blocos integrados por funcionários, usuários do serviço e seus familiares, participarão dos festejos em suas regiões. Outras atividades de Carnaval, envolvendo CAPS, estão sendo programadas em várias regiões da cidade (Confira aqui outras atividades dos CAPS no Carnaval).

Um dos grupos mais animados é o “Loucos por Carnaval”, organizado pelo CAPS II Adulto Cidade Ademar. Fundado em 2013, o bloco ganhou força e cresceu em número e ânimo. Todas as sextas-feiras, atividades envolvendo samba e pagode, coordenadas por psicólogos, passaram a integrar os usuários que gostam do ritmo.

Neste ano até o samba enredo, intitulado “O Jardim de Nosso Lar”, foi composto pelos próprios usuários, com base nas clássicas marchinhas de Carnaval dos anos 30 e 40. A inspiração veio das transmissões da Rádio CAPS (emissora interna montada no próprio Centro), que resgatou antigas composições de Lamartine Babo e Braguinha, entre outros compositores. O entusiasmo foi tanto, que os usuários também passaram a confeccionar máscaras e até o estandarte com o qual a porta-bandeira da agremiação desfilará.

“O bloco é aberto à comunidade. Queremos, por meio da arte e da cultura, estimular relações interpessoais, oferecer um espaço de integração dos usuários de saúde mental na comunidade. Visamos também propiciar a reflexão da sociedade sobre os direitos e potencialidades daqueles que possuem intenso sofrimento psíquico”, explicou a terapeuta ocupacional Carolina Tosetto, gerente do CAPS Adulto II de Cidade Ademar.

“Loucos por Carnaval” se apresentará no dia 28 (sexta-feira), a partir das 9h. Do CAPS, localizado na rua Conselheira da Boa Viagem, 216, o bloco percorrerá as ruas do bairro junto com a comunidade local.