Grupo Plantando Saúde volta à ativa com palestra sobre o abacateiro

Por meio de palestras mensais, comunidade aprende os benefícios do uso de plantas medicinais

Por Bruna Zanlorenzi
(texto e fotos)


Dança circular mexicana retrata país de origem do abacateiro

No mundo todo, inclusive no Brasil, o uso de plantas como medicamentos é uma prática bem antiga e popular. Mas a utilização das plantas como meio curativo precisa ser feita da maneira correta e por quem tem conhecimento. Muitas plantas possuem princípios tóxicos que podem gerar problemas de saúde mais sérios.

Foi com a preocupação de fornecer à comunidade informações precisas sobre essas plantas que surgiu, há aproximadamente um ano e meio, o projeto Plantando Saúde na UBS Jardim Maracá.

Nessa última terça-feira (25), o grupo retornou suas atividades após um período de recesso por conta das festas do final do ano e de férias de alguns profissionais.

Em cada encontro, que ocorre sempre na última terça-feira do mês, a partir das 14h, os profissionais da unidade escolhem trabalhar uma planta. Nesta edição, o abacateiro (Persea Americana) foi o escolhido e cerca de 35 pessoas da comunidade participaram da palestra.


Comidas produzidas a partir do abacate

Assim que a atividade começou foi realizada uma dança circular com a temática mexicana para apresentar aos presentes a origem do abacate.

Logo depois, o Agente de Promoção Ambiental (APA) abordou sobre o plantio, adubação e a caracterização botânica da árvore do abacateiro. Ele explicou que o abacateiro não pode ser plantado em calçadas porque suas raízes precisam de espaço para se desenvolver.

Na sequência, um médico da unidade explicou como fazer uso terapêutico da planta. Já a farmacêutica mencionou a farmacologia e a toxicidade da árvore. A nutricionista explicou o modo de preparo e a incorporação do uso das folhas e do fruto na alimentação. Ela deu como exemplo o uso da folha do abacateiro para produção de chá.

No final do encontro, os participantes do grupo puderam fazer degustação do chá feito com a folha do abacate, de abacate batido e de outros pratos produzidos com o ingrediente.

O próximo encontro ocorre em março e é aberto à população. A UBS Jardim Maracá fica na rua Feres Bechara, 506 – Jardim Maracá (Capão Redondo).