CAPS Cidade Ademar promove carnaval da inclusão

Bloco “Loucos por Carnaval” arrasta cerca de 100 pacientes, familiares, funcionários e comunidade para as ruas do bairro Pedreira

Por Tatiana Ferreira

Os moradores da Pedreira que vivem no entorno da rua Conceição da Boa Viagem foram surpreendidos na manhã de hoje por uma turma fantasiada e divertida: era o Bloco “Loucos por Carnaval” do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto II de Cidade Ademar, da Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro/Cidade Ademar, que transformou a rua em palco para muita alegria e animação. A atividade teve início às 9h e terminou ao meio-dia.

Pacientes, familiares e funcionários com máscaras e instrumentos de som foram contagiando os moradores do bairro, que aos poucos iam saindo de suas casas para olhar, interagir e, em alguns casos, até se juntar ao grupo. Conforme a bateria avançava, alguns moradores acenavam das janelas de suas casas.


Bateria contagiou e animou o grupo. Samba enredo foi composto por pacientes

Um dos pontos altos do desfile foi quase no final da festa quando o bloco passou em frente à uma escola particular. Do lado de fora, o bloco batucava e cantava o samba enredo. Do lado de dentro da escola, as crianças gritavam e aplaudiam os foliões.

O samba enredo do bloco, intitulado “O Jardim de Nosso Lar”, foi composto pelos próprios usuários, com base nas clássicas marchinhas de Carnaval dos anos 30 e 40. A inspiração veio das transmissões da Rádio CAPS (emissora interna montada no próprio Centro), que resgatou antigas composições de Lamartine Babo e Braguinha, entre outros compositores.

E quem pensa que a inspiração para por aí, está enganado. Foram os próprios pacientes que confeccionaram as máscaras de carnaval e até o estandarte com o qual a porta-bandeira da agremiação desfilou.

Carolina Tosetto, gerente do CAPS Adulto II de Cidade Ademar, conta que o bloco foi fundado em 2013, justamente com o intuito de promover a inserção social e romper com o estigma social da loucura. “A ideia é, por meio da arte e da cultura, estimular relações interpessoais, oferecer um espaço de integração dos usuários de saúde mental na comunidade. Visamos também propiciar a reflexão da sociedade sobre os direitos e potencialidades daqueles que possuem intenso sofrimento psíquico”, explicou a terapeuta ocupacional Carolina Tosetto, gerente do CAPS Adulto II de Cidade Ademar.

Serviço:
CAPS II Adulto Cidade Ademar
Rua Conceição da Boa Viagem, 216 - Bal. Mar Paulista

Clique aqui para ver a programação


Rua foi tomada pelos integrantes do Bloco Loucos por Carnaval